[weglot_switcher]

Ex-presidente da Expedia é o novo CEO da Uber

Dara Khosrowshahi é o nome escolhido para substituir Travis Kalanick. A empresa está a lutar para limpar a imagem, depois de uma série de escândalos.
28 Agosto 2017, 08h46

A Uber escolheu o ex-chefe da Expedia, Dara Khosrowshahi, para CEO da empresa, terminando assim meses de especulações em relação à procura de um novo líder. A decisão foi feita pelo conselho da plataforma de transporte de passageiros no final deste domingo [madrugada em Portugal], segundo disse uma fonte à BBC. 

Khosrowshahi vai então substituir Travis Kalanick, que renunciou ao cargo em junho, depois da pressão dos acionistas. A empresa ainda não fez um anúncio oficial.

Nomes como Meg Whitman e Jeff Immelt estavam inicialmente na corrida ao cargo, mas durante o passado domingo, o presidente da General Electric Co recorreu ao Twitter para renunciar à posição. Segundo a BBC, Meg Whitman não estava interessada em assumir a liderança na empresa.

Dara Khosrowshahi tem agora a tarefa de reparar a imagem corporativa da Uber, melhorar as relações com os investidores e aumentar os lucros. Nasceu no Teerão, em 1969, e a sua família mudou-se para os Estados Unidos após a revolução iraniana, no final da década de 1970.

Em 2005, assumiu o controlo da Expedia, uma empresa de tecnologia e viagens norte-americana, sediada em Bellevue. Khosrowshahi assumiu-se contra o decreto anti-imigração do presidente Donald Trump, que afeta seis países principalmente muçulmanos.

Travis Kalanick deixou a Uber em junho, na sequência de pressões de acionistas da empresa sediada em São Francisco. A sua renúncia aconteceu depois de vários meses de turbulência, incluindo uma série de controvérsias relacionadas com assédio sexual, e fuga aos reguladores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.