[weglot_switcher]

Excedente externo da economia diminui até setembro

Redução do excedente nos bens e serviços e menores transferências da UE levaram a uma queda de 357 milhões de euros nas balanças corrente e de capital do país.
21 Novembro 2017, 12h36

As balanças corrente e de capital apresentaram um saldo positivo de 1.865 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, menos 357 milhões de euros do que no mesmo período de 2016. Segundo dados revelados hoje pelo Banco de Portugal, esta evolução foi determinada pelas balanças de bens, de rendimento primário e de capital.

Até setembro de 2017, o excedente do país na balança de bens e serviços reduziu-se em 453 milhões. O aumento do excedente da balança de serviços “foi insuficiente para compensar o incremento do défice da balança de bens”, revela o banco central.

Já o défice da balança de rendimento primário – um indicador que mede os rendimentos obtidos por quem participa diretamente na produção, como as remunerações dos trabalhadores, lucros, dividendos, juros e transferências da União Europeia, por exemplo – aumentou. “Esta evolução deveu-se, sobretudo, à redução das transferências da União Europeia, que também teve impacto no saldo da balança de capital”, explica o BdP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.