[weglot_switcher]

“Exemplo de Portugal mostra claramente como a situação é frágil”, afirma comissária europeia da Saúde

A comissária Stella Kyriakides admitiu, em entrevista à rádio TSF e ao “Diário de Notícias” que “estamos numa fase diferente desta pandemia” face à inicial mas que “ainda não nos livrámos” dela.
  • Stella Kyriakides, comissária europeia da Saúde
3 Julho 2020, 11h20

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, afirma que é necessário ser vigilante com o novo coronavírus e apela para que as entidades nacionais tomem medidas, sempre que a proteção dos cidadãos esteja comprometida, em entrevista à rádio ‘TSF’ e “Diário de Notícias”.

Questionada sobre a evolução do número de casos em Portugal, a comissária da Saúde sustentou que o aumento demonstra como o vírus tem sido imprevisível, mesmo nas regiões onde já parecia controlado. A par das situações epidemiológicas em todos os Estados-Membros, a comissária apontou que “a diminuição das medidas de contenção e a retoma das viagem não pode ser isenta de riscos”.

“Precisamos de continuar vigilantes”, alertou Stella Kyriakides, apontando que é preciso “continuar a fazer distanciamento social, fazer higiene das mãos, porque ainda não superámos isto [vírus]”. A comissária admitiu que “estamos numa fase diferente desta pandemia” face à inicial mas que “ainda não nos livrámos disto”.

“Penso que o exemplo de Portugal mostra muito claramente como a situação é frágil”, explicou à TSF, depois de o país verificar um aumento de novos casos quando a situação aparentava estar controlada. “Ninguém pode dizer como as próximas semanas e meses vão desenrolar-se. Certamente não estamos onde estávamos em janeiro e fevereiro, quando os casos apareceram pela primeira vez. Mas precisamos de estar vigilantes e, quando necessário, tomarmos medidas para proteger os cidadãos”, disse.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.