[weglot_switcher]

Cinco Días: Cinco empresas interessadas em comprar seguradora Tranquilidade

Entre os cinco interessados encontra-se o Mapfre. Os espanhóis já têm uma posição de 2% no mercado português e podem ver a compra da Tranquilidade (15% do mercado) como uma oportunidade para crescer em Portugal.
15 Fevereiro 2019, 09h48

O fundo norte-americano Apollo Global Management decidiu colocar à venda as seguradoras portuguesas Unidas, que reúnem a Tranquilidade e a Açoreana, com o objetivo de concluir a transação até ao início do verão, tal com o Jornal Económico já tinha avançado, e a espanhola Mapfre está entre os que demonstraram interesse em participar no processo, segundo revela esta sexta-feira o jornal ‘Cinco Dias’.

A Tranquilidade é a segunda seguradora em Portugal, com uma quota de mercado de 15%, que a Apollo adquiriu ao Novo Bank em 2015, mas já decidiu alienar a empresa para se concentrar no mercado imobiliário. A Apollo vendeu em Espanha o Evo Bank, que foi adquirido pela Bankinter.

Para realizar esta alienação, o fundo norte-americano contratou como consultor a Arcano e já iniciou um processo de venda ordenada, mas, segundo a mesma fonte, a maior parte das empresas contactadas recusaram seguir no processo, entre outras razões por considerarem o preço elevado, cerca de 600 milhões de euros.

No entanto, existem cinco empresas de seguros que já demonstraram interesse na empresa e entre eles está a Mapfre espanhola, uma das poucas companhias de seguros do país com vocação internacional.

Conforme escreveu o Jornal Económico a oito de fevereiro, o Fundo Apollo Global Management tinha previsto iniciar um processo de venda organizado da Seguradoras Unidas – que aglutina a Tranquilidade e a Açoreana. O objetivo do Apollo é que o processo de venda esteja concluído até ao Verão.

Segundo o Jornal Económico sabe, o Apollo está neste momento a escolher os assessores financeiros que ficarão encarregues de receber as propostas e de disponibilizar a informação das companhias a potenciais interessados no data room.

A Mapfre já tem presença em Portugal através de uma pequena empresa que adquiriu ao Barclays mas a sua quota de mercado é muito pequena, de apenas 2%, e ocupa o 9º lugar no ranking de seguros em Portugal.

Outras empresas que decidiram avançar uma proposta para comprar a Tranquilidade são a Ageas, que é a terceira companhia de seguros em Portugal, com uma quota de mercado de 13%. A Generali, com uma quota de mercado de 5%, e a Allianz, com 10%, também parecrem estar interessadas.

A Mapfre está atualmente à procura de novos negócios. De fato, em 21 de janeiro, a empresa assinou um acordo com o Santander para se tornar seu parceiro de referência na venda de apólices na rede do banco em Espanha. O acordo inclui seguros automóveis, multirrisco, PME e seguro de responsabilidade civil. No ano passado, a sua receita de prémios caiu em todas as subsidiárias (entre elas, no Brasil, 13% e nos Estados Unidos , 4%), exceto na Espanha, onde subiu 10%.

Fontes da Mapfre contactadas pelo ‘Cinco Dias’ reconhecem que a Tranquilidade pode ser um negócio apetecível, mas não comentam se avançam ou não com uma proposta. O grupo está avaliado em 7.420 milhões de euros, é a primeira seguradora espanhola e a sexta em termos da Europa no segmento não-vida.

https://jornaleconomico.pt/noticias/tranquilidade-avanca-para-processo-de-venda-organizado-409272

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.