[weglot_switcher]

Exportação de vinhos do Alentejo cresceu 20% e superou os 32 milhões em receitas (com áudio)

Os dados revelam que foram comercializadas 12 milhões de garrafas para o estrangeiro, o que se traduz em mais de nove milhões de litros exportados (+14%) em comparação com período homólogo do ano anterior.
19 Agosto 2021, 07h50

No primeiro semestre do ano, as exportações de vinho alentejano aumentaram 20% em valor, com 32 milhões de euros de receita gerada. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em conjunto com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) esta quarta-feira.

Os dados revelam que foram comercializadas 12 milhões de garrafas para o estrangeiro, o que se traduz em mais de nove milhões de litros exportados (+14%) em comparação com período homólogo do ano anterior. Também o preço médio por litro de vinho acompanhou a tendência de subida, com um aumento de 5%, para 3,48 euros por litro.

Os valores de exportação do primeiro semestre de 2021 superam os resultados atingidos pela região no período pré-pandémico, com os mercados brasileiro (+34% em valor e +27% em litros), suíço (+16% em valor e +8% em litros), norte-americano (+7% em valor e -0,2% em litros) e do Reino Unido (+123% em valor e +85% em litros) a alavancar os resultados positivos.

Também os mercados asiáticos cresceram entre janeiro e junho, com a China a fechar o semestre em níveis pré-pandemia e um aumento de compras de vinho alentejano face a 2020 (+15% em valor e +13% em litros) e Macau a superar os resultados totais alcançados nos últimos dois anos (+227% em valor e +192% em litros).

As entidades adiantam ainda que, caso mantenham a tendência de crescimento registada até agora, no segundo semestre de 2021 os mercados asiáticos poderão potenciar melhorias nos resultados de exportação de vinhos alentejanos.

“Este crescimento na primeira metade do ano é um sinal muito positivo dos valores que podemos vir a obter este ano, uma vez que, habitualmente, os segundos semestres são mais fortes na exportação. Estamos confiantes que 2021 possa revelar-se o ano com melhores resultados, desde que há registo”, afirma Francisco Mateus, presidente da CVRA.

Francisco Mateus, destaca ainda o valor do vinho exportado ter subido mais do que a quantidade, o que resulta numa valorização do preço médio, sublinhando que “no TOP 10 dos 89 mercados para onde se exportou, todos registaram subida no preço médio, o que demonstra que a qualidade dos vinhos alentejanos é reconhecida por importadores e consumidores, que estão disponíveis para pagar mais pelos vinhos da região.”

Até junho, o vinho de Denominação de Origem Controlada (DOC) Alentejo foi vendido a um preço médio de 5,04 euros por litro e o Regional Alentejano a 3,06 euros por litro, contrastando com médias nacionais de, respetivamente 3,02 e 2,44 euros. Os valores atingidos traduzem-se numa valorização de 6,4% no preço médio por litro de DOC Alentejo e de 2,3% no Regional Alentejano, face ao mesmo período do ano passado.

O presidente da CVRA salientou, ainda, “a excecional reação dos produtores alentejanos que estão a conseguir trabalhar muito bem os mercados internacionais apesar das dificuldades impostas pela pandemia que já dura há um ano e meio e que torna mais difícil acompanhar localmente os mercados e o trabalho dos importadores e retalho.”

Recorde-se que, em 2020, no primeiro semestre, o Alentejo exportou 8,1 milhões de litros, que corresponderam a 27 milhões de euros, para os mercados estrangeiros, a um preço médio por litro de 3,32 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.