Em agosto as exportações de componentes de automóveis atingiram os 789 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 8,9% face ao período homólogo, segundo dados recolhidos pela Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA). Esta é a décima sexta subida consecutiva, sendo que este crescimento continua superior ao das exportações nacionais de bens, que no mesmo período diminuíram 7,7%.
Exportações nacionais recuam mais de 10% em julho
Nos oito primeiros meses do ano estas exportações ultrapassaram os 8125 milhões de euros, o que representa uma subida de 18,4% face ao período homólogo.
Cerca de 89,2% das vendas deste ano concentram-se na Europa, já no acumulado do ano até agosto, as exportações de componentes para automóveis para esta região aumentaram 20,8%, face ao período homólogo.
Espanha continua a ser o destino número um dos componentes de automóveis fabricados em Portugal, com um total de 27,9% das exportações. No entanto, analisando o top 15 do mercado de clientes de Portugal, conclui-se que se registou um aumento em 14 dos 15.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com