[weglot_switcher]

Exposição ao turismo ainda é um risco, avisa Bruxelas, mas sector está esperançoso

Apesar de reconhecer um impacto mais limitado do segundo confinamento no sector, a Comissão Europeia identifica a incerteza no turismo internacional como um risco para o crescimento em 2021.
15 Maio 2021, 11h00

Nas suas previsões económicas de primavera, a Comissão Europeia menciona a exposição portuguesa ao muito afetado sector do turismo como um dos fatores a contribuir para a baixa das expectativas de crescimento para 2021, que passaram dos 4,1% estimados em fevereiro para 3,9%. Apesar de reconhecer o contexto adverso em que a época alta do sector irá decorrer, a Confederação Portuguesa do Turismo (CPT) acredita numa melhoria significativa do cenário já no terceiro e quarto trimestres.

A elevada dependência do turismo internacional, onde a incerteza no caminho para a recuperação “permanece alta”, constitui um dos riscos identificados por Bruxelas na sua análise à economia nacional. No entanto, há também o reconhecimento de um efeito base em grande parte do segundo trimestre deste ano que conteve o impacto da má performance do sector no crescimento do produto, já que o cenário em igual período do ano passado foi igualmente gravoso.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.