Facebook para iOS usa câmara do iPhone sem que o utilizador repare

Ainda não há indicação se é um bug ou uma funcionalidade, mas a aplicação do Facebook para iOS liga a câmara sem avisar o utilizador.

Aparentemente, a aplicação do Facebook consegue ligar a a câmara dos iPhones enquanto se fazer scroll pelo feed, tudo sem que o utilizador saiba. Este problema de segurança foi divulgado através da rede social Twitter por um utilizador chamado Joshua Maddux. No vídeo partilhado por ele consegue ver-se claramente a câmara a captar imagens à medida que ele usa a aplicação do Facebook.

A utilização da câmara pode ver-se através de uma pequena barra que aparece do lado esquerdo do ecrã quando se abre uma foto na aplicação e se faz um movimento de arrastamento para baixo. O problema já foi detectado por outros utilizadores.

Segundo Maddux, este problema foi detectado em cinco iPhones com a versão 13.2.2 do iOS, mas não foi capaz de o reproduzir em dispositivos com iOS 12. Apesar disto ele diz que, apesar de não ser detectado, não quer dizer a aplicação também não esteja a usar a câmara em dispositivos com versões mais antigas do iOS.

Segundo testes feitos por outros utilizadores, os dispositivos com a versão 13.2.2 do iOS mostram as imagens que estão a ser captadas pela câmara do iPhone em segundo plano, mas, aparentemente, este problema não se coloca em dispositivos que utilizem a versão 13.1.3 do sistema operativo da Apple. Este problema de segurança também não acontece se utilizador não der permissão à aplicação para utilizar a câmara, porque o sistema operativo nega o acesso à aplicação.

Não se sabe ainda se este problema é uma funcionalidade ou simplesmente um bug na aplicação para iOS, porque não é foi reproduzi-la em smartphones com Android.

PCGuia
Ler mais
Recomendadas

Matrículas só são obrigatórias para alunos que começam novo ciclo

Ministério da Educação decidiu mudar as regras face às dificuldades sentidas nas últimas semanas por pais e encarregados de educação. Site das matrículas até foi alvo de ataques informáticos.

Portugal regista 44.416 casos e 1.629 óbitos por Covid-19

Região de Lisboa e Vale do Tejo regista o número mais elevado de infeções ao dia de hoje, tendo confirmado mais 207 casos em relação aos dados da véspera. O número de casos recuperados em Portugal aumentou para 29.445.

Ministério da Educação dá vínculo a mais 872 professores

A Direção-Geral da Administração Escolar publicou esta terça-feira, 7 de julho, as listas definitivas do concurso externo de professores que pode consultar aqui. O número candidatos voltou a subir, passando de 34 mil, em 2019, para quase 37 mil em 2020.
Comentários