Facebook para iOS usa câmara do iPhone sem que o utilizador repare

Ainda não há indicação se é um bug ou uma funcionalidade, mas a aplicação do Facebook para iOS liga a câmara sem avisar o utilizador.

Aparentemente, a aplicação do Facebook consegue ligar a a câmara dos iPhones enquanto se fazer scroll pelo feed, tudo sem que o utilizador saiba. Este problema de segurança foi divulgado através da rede social Twitter por um utilizador chamado Joshua Maddux. No vídeo partilhado por ele consegue ver-se claramente a câmara a captar imagens à medida que ele usa a aplicação do Facebook.

A utilização da câmara pode ver-se através de uma pequena barra que aparece do lado esquerdo do ecrã quando se abre uma foto na aplicação e se faz um movimento de arrastamento para baixo. O problema já foi detectado por outros utilizadores.

Segundo Maddux, este problema foi detectado em cinco iPhones com a versão 13.2.2 do iOS, mas não foi capaz de o reproduzir em dispositivos com iOS 12. Apesar disto ele diz que, apesar de não ser detectado, não quer dizer a aplicação também não esteja a usar a câmara em dispositivos com versões mais antigas do iOS.

Segundo testes feitos por outros utilizadores, os dispositivos com a versão 13.2.2 do iOS mostram as imagens que estão a ser captadas pela câmara do iPhone em segundo plano, mas, aparentemente, este problema não se coloca em dispositivos que utilizem a versão 13.1.3 do sistema operativo da Apple. Este problema de segurança também não acontece se utilizador não der permissão à aplicação para utilizar a câmara, porque o sistema operativo nega o acesso à aplicação.

Não se sabe ainda se este problema é uma funcionalidade ou simplesmente um bug na aplicação para iOS, porque não é foi reproduzi-la em smartphones com Android.

PCGuia
Ler mais
Recomendadas

Mau tempo: Aeroporto da Madeira sem qualquer operação de voos hoje

A operação no Aeroporto Internacional da Madeira continua condicionada devido aos ventos fortes e nenhum avião descolou ou aterrou desde as 00h00 de hoje. Mau tempo vai abrandar.

Câmara de Lisboa aprova moção para realização de investimento no SNS sem apoio do PS

A Câmara de Lisboa aprovou esta quinta-feira uma moção do CDS-PP para instar o Governo a realizar com urgência o investimento adequado à normalização da situação dos equipamentos do Serviço Nacional de Saúde da cidade, com os votos contra do PS.

Metade dos hospitais EPE em falência técnica no ano passado

Metade dos hospitais EPE estavam no ano passado em falência técnica, segundo uma análise do Conselho das Finanças Públicas divulgada esta quinta-feira.
Comentários