Facebook para iOS usa câmara do iPhone sem que o utilizador repare

Ainda não há indicação se é um bug ou uma funcionalidade, mas a aplicação do Facebook para iOS liga a câmara sem avisar o utilizador.

Aparentemente, a aplicação do Facebook consegue ligar a a câmara dos iPhones enquanto se fazer scroll pelo feed, tudo sem que o utilizador saiba. Este problema de segurança foi divulgado através da rede social Twitter por um utilizador chamado Joshua Maddux. No vídeo partilhado por ele consegue ver-se claramente a câmara a captar imagens à medida que ele usa a aplicação do Facebook.

A utilização da câmara pode ver-se através de uma pequena barra que aparece do lado esquerdo do ecrã quando se abre uma foto na aplicação e se faz um movimento de arrastamento para baixo. O problema já foi detectado por outros utilizadores.

Segundo Maddux, este problema foi detectado em cinco iPhones com a versão 13.2.2 do iOS, mas não foi capaz de o reproduzir em dispositivos com iOS 12. Apesar disto ele diz que, apesar de não ser detectado, não quer dizer a aplicação também não esteja a usar a câmara em dispositivos com versões mais antigas do iOS.

Segundo testes feitos por outros utilizadores, os dispositivos com a versão 13.2.2 do iOS mostram as imagens que estão a ser captadas pela câmara do iPhone em segundo plano, mas, aparentemente, este problema não se coloca em dispositivos que utilizem a versão 13.1.3 do sistema operativo da Apple. Este problema de segurança também não acontece se utilizador não der permissão à aplicação para utilizar a câmara, porque o sistema operativo nega o acesso à aplicação.

Não se sabe ainda se este problema é uma funcionalidade ou simplesmente um bug na aplicação para iOS, porque não é foi reproduzi-la em smartphones com Android.

PCGuia
Ler mais
Recomendadas

Governo apresenta proposta de aumentos salariais na quarta-feira

À saída de uma reunião com o secretário de Estado da Administração Pública, José Souto, sobre as matérias orçamentais, a presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), Helena Rodrigues, disse aos jornalistas que o Governo não apresentou qualquer proposta de atualização salarial para 2020 durante o encontro.

Dragagens no Sado geram ações judiciais, providências cautelares, requerimentos, petições na AR e manifestações

As obras deverão iniciar-se esta semana, mas a onda de contestação está a crescer, devendo chegar à Assembleia da República na próxima semana.

“Levámos um murro no estômago”. Câmara de Évora devolve 2 milhões de euros de IMT

“Os fundos imobiliários estavam isentos do pagamento do IMT, a Assembleia da República, e bem, há dois anos entendeu que os fundos imobiliários deveriam passar a pagar e as câmaras receberam o valor, mas quem fez a legislação esqueceu-se de revogar a lei antiga da isenção”, realçou o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá.
Comentários