[weglot_switcher]

Facebook para iOS usa câmara do iPhone sem que o utilizador repare

Ainda não há indicação se é um bug ou uma funcionalidade, mas a aplicação do Facebook para iOS liga a câmara sem avisar o utilizador.
12 Novembro 2019, 22h00

Aparentemente, a aplicação do Facebook consegue ligar a a câmara dos iPhones enquanto se fazer scroll pelo feed, tudo sem que o utilizador saiba. Este problema de segurança foi divulgado através da rede social Twitter por um utilizador chamado Joshua Maddux. No vídeo partilhado por ele consegue ver-se claramente a câmara a captar imagens à medida que ele usa a aplicação do Facebook.

A utilização da câmara pode ver-se através de uma pequena barra que aparece do lado esquerdo do ecrã quando se abre uma foto na aplicação e se faz um movimento de arrastamento para baixo. O problema já foi detectado por outros utilizadores.

Segundo Maddux, este problema foi detectado em cinco iPhones com a versão 13.2.2 do iOS, mas não foi capaz de o reproduzir em dispositivos com iOS 12. Apesar disto ele diz que, apesar de não ser detectado, não quer dizer a aplicação também não esteja a usar a câmara em dispositivos com versões mais antigas do iOS.

Segundo testes feitos por outros utilizadores, os dispositivos com a versão 13.2.2 do iOS mostram as imagens que estão a ser captadas pela câmara do iPhone em segundo plano, mas, aparentemente, este problema não se coloca em dispositivos que utilizem a versão 13.1.3 do sistema operativo da Apple. Este problema de segurança também não acontece se utilizador não der permissão à aplicação para utilizar a câmara, porque o sistema operativo nega o acesso à aplicação.

Não se sabe ainda se este problema é uma funcionalidade ou simplesmente um bug na aplicação para iOS, porque não é foi reproduzi-la em smartphones com Android.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.