[weglot_switcher]

Facebook terá pedido a bancos informações financeiras de clientes

Entidades como o JPMorgan, Wells Fargo, Citi ou US Bank foram contactadas pelo Facebook para discutir possíveis ofertas para clientes disponíveis através da rede social. Entre a informação solicitada encontram-se as transações com cartão de crédito e os saldos das contas.
6 Agosto 2018, 20h30

O Facebook pediu a alguns dos principais bancos dos Estados Unidos para compartilharem informações financeiras sobre os seus clientes, a fim de melhorar os serviços que disponibiliza aos seus utilizadores. As informações solicitadas aos bancos incluem dados sobre transações com cartão de crédito e saldos das contas, revela o “Wall Street Journal”.

Entidades como o JPMorgan, Wells Fargo, Citi ou US Bank foram contactadas pelo Facebook para discutir possíveis ofertas para clientes disponíveis através do Facebook.

Fontes ouvidas pelo jornal indicam que “o Facebook questionou [as instituições] sobre uma função que permitiria aos usuários verificar o saldo das suas contas” e adaptar a informação apresentada consoante os produtos que os consumidores tivessem comprado nos últimos dias. O jornal dá conta de que um destes bancos se terá retirado das negociações, por considerar que tal comprometia a privacidade dos seus clientes.

Em comunicado, o Facebook esclarece que, “como muitas outras empresas”, a empresa conversa “rotineiramente com instituições financeiras sobre como pode melhorar as experiências de negócios das pessoas”. A rede social garante ainda que não usa os dados de compras de bancos para publicidade” e “não tem relações especiais, parcerias ou contratos com bancos ou empresas”.

Fontes consultadas pelo jornal indicam que outras empresas de tecnologia como a Alphabet ou a Amazon também já pediram a bancos para partilhar este tipo de dados para oferecer serviços bancários básicos, por meio de aplicações como o Google Assistant ou o Alexa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.