[weglot_switcher]

Facebook vai investir mais de 260 milhões de euros em agências noticiosas e redações

A primeira ronda de investimentos irá ajudar a alavancar recursos para reportagens locais, ajudar na utilização de tecnologia para melhorar a recolha de notícias e criação de novos conteúdos e recrutar jornalistas e estagiários.
15 Janeiro 2019, 12h24

A gigante tecnológica Facebook vai investir 300 milhões de dólares (aproximadamente 263 milhões de euros), num período de três anos, nos media, nomeadamente em agências de comunicação e redações. A aposta surge numa altura em que a rede social enfrenta críticas devido ao seu papel ativo na difusão de notícias (e de fake news), de discursos de ódio e desinformação.

O anúncio foi feito esta terça feira pela empresa, em comunicado citado pela “Reuters”, que explica também que este investimento é um passo significativo no plano para ajudar as redações a nível mundial a criar e a sustentar modelos de negócios viáveis. Esta ronda de investimento distinguir-se-á das anteriores feitas pela tecnológica por não estar vinculada aos produtos relacionados com o Facebook em si.

Os últimos investimentos da empresa feitos nos meios de comunicação yinham como objetivo encorajar os editores a confiar na difusão dos seus conteúdos através do Facebook, o que acabou por prejudicar muitas agências noticiosas. “Vamos continuar a combater as notícias falsas, desinformação e notícias de baixa qualidade no Facebook”, disse Campbell Brown, vice-presidente de parcerias de notícias globais do Facebook, na mesma nota.

A primeira ronda de investimentos nos Estados Unidos ajudará a alavancar recursos para reportagens locais, ajudar na utilização de tecnologia para melhorar a recolha de notícias e criação de novos conteúdos, recrutar jornalistas e estagiários e colocá-los em redações locais. Também irá ajudar a financiar um programa semelhante ao Corpo da Paz (uma agência norte-americana para ajudar os países em desenvolvimento prestando serviços) que colocará mil jornalistas a trabalhar em redações locais.

Em dezembro de 2018, o Facebook anunciou um investimento de 6 milhões de dólares (cerca de 5,2 milhões de euros) em redações locais no Reino Unido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.