FADU e Santa Casa premeiam 10 estudantes-atletas com bolsas de educação

De referir ainda que, desde o início da parceria entre a FADU e os Jogos Santa Casa, foram já atribuídas 31 bolsas educação a estudantes “integrados nas mais diversas modalidades, uma forma de incentivar à prática desportiva sempre aliada ao bom desempenho académico”, diz a SCML.

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e os Jogos Santa Casa atribuíram este ano mais 10 bolsas de educação aos estudantes-atletas que melhor conciliaram os resultados desportivos na Universíade de 2019 com o desempenho académico no ano letivo 2018/2019, avança a Santa Casa da Misericórdia em comunicado.

Nesta edição de 2020 estão em destaque os alunos que integraram a Missão Portuguesa à Universíada de Nápoles, realizada em julho de 2019, onde Portugal conquistou uma medalha de ouro, uma medalha de prata e duas de bronze, com destaque para as duas medalhas da atleta Evelise Veiga e o terceiro lugar alcançado pela Seleção Nacional Universitária de Basquetebol feminino, a única equipa europeia a subir ao pódio da competição.

De referir ainda que, desde o início da parceria entre a FADU e os Jogos Santa Casa, foram já atribuídas 31 bolsas educação a estudantes “integrados nas mais diversas modalidades, uma forma de incentivar à prática desportiva sempre aliada ao bom desempenho académico”, diz a SCML.

Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa, reconheceu, na nota enviada às redações, que os “grandes protagonistas” neste projeto são “os próprios atletas que com muito sacrifício tantas vezes conseguem conciliar a dupla vertente das suas vidas”, destacando uma outra dimensão do desporto. “O desporto não é apenas a competição, é muito mais do que isso e a Santa Casa tem procurado ser interprete e apoiante de iniciativas que tenham a ver com a elevação do desporto enquanto escola de valores e enquanto escola de desenvolvimento pessoal da própria comunidade”, frisou o provedor da SCML.

“Com estas bolsas, a FADU e os Jogos Santa Casa têm como objetivo premiar e motivar todos os atletas-estudantes que demonstrem um particular esforço na conciliação das vertentes da competição desportiva e da formação universitária”, revela a nota.

Devido às restrições relacionadas com o Covid-19, a apresentação da edição de 2020 das Bolsas de Educação Jogos Santa Casa decorreu, de forma simbólica, na sede da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), com a presença do provedor Edmundo Martinho e do presidente da FADU, André Reis.

 

Ler mais
Recomendadas

Liga Portugal adverte que paragem desportiva poderá significar “colapso económico” das SAD

Sónia Carneiro, diretora executiva da Liga Portugal, realça o valor estimado para o prejuízo dos clubes até ao final da época “ronda os 266 milhões de euros”, decorrentes do facto de não haver público nos estádios e da diminuição do investimento de alguns patrocinadores.

Direitos televisivos desvalorizam quase 5 mil milhões de euros em 2020

As projeções para o futuro apontavam para o aumento do volume de negócios até chegar aos 56,1 mil milhões de dólares (46,2 mil milhões de euros) em 2022, até à pandemia do novo coronavírus ter entrado em “ação”, obrigando o desporto a adaptar-se.

Há um português e um jogador da Liga NOS entre os mais valiosos transferidos em janeiro

São vários os clubes que atravessam dificuldades financeiras devido à pandemia de Covid-19. O mercado de inverno espelha bem a falta de poder financeiro para melhorar plantéis, com um número impressionante de empréstimos a serem a solução mais “em conta”.
Comentários