A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e os Jogos Santa Casa atribuíram este ano mais 10 bolsas de educação aos estudantes-atletas que melhor conciliaram os resultados desportivos na Universíade de 2019 com o desempenho académico no ano letivo 2018/2019, avança a Santa Casa da Misericórdia em comunicado.
Nesta edição de 2020 estão em destaque os alunos que integraram a Missão Portuguesa à Universíada de Nápoles, realizada em julho de 2019, onde Portugal conquistou uma medalha de ouro, uma medalha de prata e duas de bronze, com destaque para as duas medalhas da atleta Evelise Veiga e o terceiro lugar alcançado pela Seleção Nacional Universitária de Basquetebol feminino, a única equipa europeia a subir ao pódio da competição.
De referir ainda que, desde o início da parceria entre a FADU e os Jogos Santa Casa, foram já atribuídas 31 bolsas educação a estudantes “integrados nas mais diversas modalidades, uma forma de incentivar à prática desportiva sempre aliada ao bom desempenho académico”, diz a SCML.
Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa, reconheceu, na nota enviada às redações, que os “grandes protagonistas” neste projeto são “os próprios atletas que com muito sacrifício tantas vezes conseguem conciliar a dupla vertente das suas vidas”, destacando uma outra dimensão do desporto. “O desporto não é apenas a competição, é muito mais do que isso e a Santa Casa tem procurado ser interprete e apoiante de iniciativas que tenham a ver com a elevação do desporto enquanto escola de valores e enquanto escola de desenvolvimento pessoal da própria comunidade”, frisou o provedor da SCML.
“Com estas bolsas, a FADU e os Jogos Santa Casa têm como objetivo premiar e motivar todos os atletas-estudantes que demonstrem um particular esforço na conciliação das vertentes da competição desportiva e da formação universitária”, revela a nota.
Devido às restrições relacionadas com o Covid-19, a apresentação da edição de 2020 das Bolsas de Educação Jogos Santa Casa decorreu, de forma simbólica, na sede da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), com a presença do provedor Edmundo Martinho e do presidente da FADU, André Reis.