[weglot_switcher]

Família Espírito Santo dá rombo no BES de 991 milhões

Bens da massa insolvente do BES ‘mau’, que inclui ativos tóxicos do antigo banco, incluem 991 milhões de euros em créditos concedidos a empresários do Grupo Espírito Santo.
  • BES Av Liberdade Lisboa
21 Fevereiro 2017, 09h26

O Banco Espírito Santo (BES) ‘mau’ poderá perder 991 milhões de euros durante o processo de liquidação, relativos a créditos concedidos pelo antigo banco a empresários do Grupo Espírito Santo (GES) tanto portugueses como estrangeiros. Estes créditos estão incluídos na lista de bens integrantes da massa insolvente do BES ‘mau’, a que o “Correio da Manhã” teve acesso.

O valor da massa insolvente ascende a quase 1,13 mil milhões de euros, dos quais apenas 73 milhões de euros são verbas recuperadas pela comissão liquidatária do BES, e são dados como ativo garantido. No entanto, mais de 90% do ativo total é considerado de difícil recuperação. Empréstimos do ex-BES a clientes acima de 991 milhões de euros são identificados como direitos de crédito, segundo noticia o CM.

O inventário de bens terá sido entregue no Tribunal do Comércio de Lisboa na semana passada pela comissão liquidatária do BES ‘mau’. Em cinco páginas são referidos 171 contratos de crédito com valores diferentes, sendo que seis destes têm um montante igual ou superior a 100 milhões de euros. Entre os restantes bens da massa insolvente incluem-se mais de 73 milhões de euros em saldos bancários, e ainda ações e obrigações de sociedades, mobiliário, imóveis e outros créditos sobre clientes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.