Farfetch vale 7,02 mil milhões de dólares em bolsa

No lançamento do IPO, as ações da empresa valiam 20 dólares (17,03 euros), mas no final da sessão fecharam com uma cotação de 28,5 dólares. Ao fecho da sessão, a Farfetch tinha uma capitalização bolsista de 7,02 mil milhões de dólares (6,13 mil milhões de euros).

A Farfetch entrou esta sexta-feira na bolsa de Nova Iorque com o ticker FTCH. No lançamento do IPO, as ações da empresa valiam 20 dólares  (17,03 euros), mas no final da sessão fecharam com uma cotação de 28,45 dólares. Ao fecho da sessão, a Farfetch tinha uma capitalização bolsista de 7,02 mil milhões de dólares (6 mil milhões de euros). As ações valorizaram mais de 40%. O volume transacionado no primeiro dia em bolsa foi de 25,4 milhões de títulos.

O IPO (Oferta Pública de Aquisição) foi de 44,2 milhões de ações de Classe  A com a Farfetch a encaixar 885 milhões de dólares (754 milhões de euros). O número total de ações da empresa é de 246,9 milhões.

A Farfetch, fundada pelo português José Neves e sediada em Londres, vende peças luxuosas de vestiário e oferece serviços de devolução de produtos, análise de dados dos clientes para determinar estratégias de preço e inventário e ainda serviços que ajudam vendedores a criarem produtos para lojas boutique online.

José Neves detém a totalidade das ações de Classe B (42,4 milhões de ações) através de uma holding sediada na Ilha de Man e não terá vendido nenhuma das ações no IPO. De acordo com os documentos entregues na SEC, as ações de Neves são convertíveis em ações de classe A.

De acordo com a Bloomberg, a 31 de dezembro de 2017 a Farfetch tinha quase 940 mil clientes ativos no seu site, um aumento de 44% em relação em termos homólogos.

Apesar do capital angariado no IPO, a Farfetch nunca apresentou lucros. No ano passado, a empresa gerou 386 milhões de dólares em receitas mas registou perdas de 58 milhões de dólares.

Entre os maiores da accionistas da e-commerce portuguesa, estão  Kadi Group  (afiliada da JD.com) tem 16,6%,o segundo maior acionista é a Index Ventures, com  11,49%, e o terceiro é Advent Venture Partners com 11,05%.

(atualiza com o valor de fecho)

Ler mais
Recomendadas

Calçado vegan? Sim, também já há

Uma empresa da Póvoa de Lanhoso considera que nem mesmo uma indústria tradicional como o calçado precisa de recorrer a produtos que, do ponte de vista da sustentabilidade, não fazem sentido.

Crédito Agrícola elege nova administração a 25 de maio

A Caixa Central de Crédito Agrícola é responsável pela coordenação e supervisão das 80 Caixas de Crédito Agrícola Mútuo e é liderada por Licínio Pina desde 2013, há dois mandatos. O gestor trabalha no banco há mais de 30 anos.

Empresas começam projetos de inovação mas não conseguem acabar mais de metade

O excesso de projetos, a falta de liderança e a ausência de processos estão a bloquear o desenvolvimento das organizações mundiais, segundo o estudo “Having a successful innovation agenda”, elaborado pela multinacional Oracle.
Comentários