[weglot_switcher]

Fatura da luz em Portugal é a segunda mais cara da Europa

Só a República Checa paga mais considerando as diferenças de preços e rendimentos dentro do continente europeu. Suécia e Finlândia são os países que menos dinheiro gastam.
20 Agosto 2018, 10h08

A eletricidade em Portugal é a segunda mais cara da Europa, medida por paridades do poder de compra (PPC), segundo o “Jornal de Notícias” desta segunda-feira, 20 de agosto. Acima de Portugal, só os habitantes da República Checa têm um custo mais elevado por kw/hora.

Os checos têm um rendimento médio mensal de 745 euros, mas a taxa de esforço mensal para pagar a eletricidade é menor (8%), que em Portugal (9%), onde o salário mensal é de 1.057 euros. No passado dia 7 de agosto, o Eurostat colocou Portugal como o terceiro país com os preços mais elevados, quer na eletricidade, como no gás natural.

No final do ano de 2011, a chegada da troika fez com que o Governo fizesse aumentar o IVA na eletricidade e gás natural de 6% para 23%, taxa que já era praticada no gás de botija. Uma subida que segundo a Deco, representou mais 80 euros por ano na eletricidade e mais 50 euros no gás natural.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.