[weglot_switcher]

Fatura da luz por pagar nos votos vindos do estrangeiro: Voto de protesto ou apenas distração?

Foram encontrados vários documentos insólitos, incluindo fatura, cheque, e reformas, em alguns dos 158 mil envelopes que foram enviados pelos eleitores recenseados no estrangeiro com o seu voto.
  • eleições_legislativas_voto_urna_votar
    Mário Cruz/Lusa
17 Outubro 2019, 09h54

Uma fatura da luz por pagar, um cheque e duas folhas de reformas. Estes foram alguns dos items insólitos encontrados durante a contagem dos votos dos eleitores portugueses que se encontram no estrangeiro.

“Já encontrámos um cheque, já encontrámos duas folhas de pensão, uma conta para pagar de luz”, contou na quarta-feira à agência Lusa Joaquim Morgado, secretário-geral adjunto para a Administração Eleitoral.

O responsável adiantou que os documentos insólitos, todos encontrados na mesma mesa de contagem foram guardados e serão devolvidos aos eleitores que os remeteram.

A contagem dos votos dos círculos do estrangeiro foi concluída esta quinta-feira. PS e PSD conquistaram dois deputados cada um. Face às últimas eleições, o PSD perdeu um deputado, com o PS a ganhar mais um.

Terminada a contagem, o secretário-geral adjunto para a Administração Eleitoral foi questionado se a fatura da luz, o cheque e as duas folhas de reformas enviadas para Portugal eram votos de protesto. O responsável afastou esta possibilidade, apontando que se deverá tratar de pura distração dos eleitores.

“Não foi um voto de protesto. Algumas pessoas, se calhar, na sua preparação do boletim de voto deviam ter um documento ao lado, inseriram-no [no envelope] e remeteram-no”, disse Joaquim Morgado à RTP.

Os votos dos círculos da Europa e de Fora da Europa foram contados no Pavilhão do Casal Vistoso em Lisboa. Neste local, foram montadas 100 mesas para contar votos: 70 para o círculo da Europa e 30 para o círculo fora da Europa, com um total de 500 pessoas a contarem votos. O processo contava também com 50 delegados a auditar a contagem, mais 120 pessoas para prestar apoio.

No total, foram recebidas 158 mil cartas com votos para as eleições legislativas, de um total de 1,4 milhões de eleitores recenseados no estrangeiro.

Fechadas as contas das legislativas, o PS fica com um total de 108 deputados, seguido do PSD com 79 deputados. Para os restantes partidos nada muda: Bloco de Esquerda (19 deputados), CDU (12 deputados), CDS (5), PAN (4), Iniciativa Liberal (1), Livre (1) e Chega (1).

https://jornaleconomico.pt/noticias/ps-e-psd-elegeram-dois-deputados-cada-nos-circulos-eleitorais-do-estrangeiro-502620

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.