[weglot_switcher]

FC Barcelona confirma que Messi pediu para sair do clube

O anúncio surge onze dias depois da derrota do catalães por 8-2 com o Bayern de Munique.
25 Agosto 2020, 20h14

O FC Barcelona confirmou esta terça-feira que o jogador Lionel Messi comunicou ao clube a sua intenção de sair, depois de quase duas décadas com os catalães. A saída do internacional argentino pode gerar uma batalha judicial entre as partes devido a uma cláusula no seu contrato, renovado em 2017.

À agência noticiosa “Associated Press” (AP), o FC Barcelona admitiu que Lionel Messi fez chegar ao clube um documento a expressar a intenção de sair. O anúncio surge onze dias depois da derrota do FC Barcelona por 8-2 com o Bayern de Munique nos quartos de final da Liga dos Campeões. Lionel Messi ainda não tinha comentado o desfecho deste jogo – um dos piores da sua carreira e mesmo da história do clube –, o que motivo especulações sobre a sua permanência na Catalunha.

Segundo a AP, o FC Barcelona disse que o documento enviado por Messi faz referência a uma cláusula que permite que o futebolista de 33 anos saia a custo zero no final da temporada. No entanto, o clube informou que o prazo para o acionamento dessa cláusula expirou no passado mês de junho, pelo que acionará os mecanismos legais.

Ou seja, Lionel Messi tem uma cláusula que lhe permite rescindir, de forma unilateral, o contrato no fim de cada época, mas como só pode ser acionada até 31 de maio, a defesa coloca o ónus na pandemia para poder rescindir, uma vez que o campeonato acabou por ser prolongado. Há ainda duas possibilidades: um clube interessado pagar a cláusula – que são 700 milhões de euros – cobrir os salários do jogador até ao fim da próxima época – neste caso, de 60 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.