[weglot_switcher]

FC Barcelona precisa de dinheiro e nem Messi está garantido na próxima época

Apesar do argentino ser visto como indiscutível para a direção do FC Barcelona, o contrato de Lionel Messi termina em 2021 o que significa que em janeiro poderá negociar o seu futuro com qualquer clube e, assim, sair a custo zero.
  • Lionel Messi
16 Agosto 2020, 09h52

A derrota por números surpreendentes frente ao Bayern de Munique nos quartos-de-final da Liga dos Campeões agudizou uma crise desportiva no FC Barcelona que deverá ser decisiva na forma como o vice-campeão espanhol irá abordar a preparação da próxima temporada. Para já, só quatro jogadores parecem ter lugar garantido no plantel da próxima época: Ter Stegen, Lenglet, De Jong e Messi.

Escreve o diário desportivo “Sport” que, à exceção de quatro jogadores considerados fundamentais para reconstruir o plantel do FC Barcelona, todo o plantel ‘culé’ está no mercado e a direção do clube vai ouvir todas as propostas. Esta publicação desportiva escreve ainda a “desonra sofrida no último jogo da Liga dos Campeões colocou em causa o estatuto dos ‘intocáveis’ que alguns jogadores do plantel ostentavam”. A esta direção, escreve o “Sport”, “não irá falta o pulso na hora de abrir a porta de saída para iniciar uma profunda e necessária renovação. Além disso, é preciso dinheiro”.

Assim, e de acordo com a imprensa desportiva espanhola, Ter Stegen, Lenglet, De Jong e Messi são os únicos a garantir a continuidade na próxima temporada: “o guarda-redes alemão é indiscutível na baliza, o defesa francês e o médio foram contratações estratégias e o capitão é, obviamente, um caso à parte”, diz o “Sport”.

Messi em fim de contrato

Aos 33 anos, e quando se julgava que Lionel Messi poderia terminar a carreira no FC Barcelona, a continuidade do argentino em Espanha começa a ser questionada. A rádio espanhola Cadena COPE avançou que Messi terá exigido “uma reestruturação no FC Barcelona” após uma temporada inédita em que os ‘culés’ não conquistaram um único título.

Com um valor de mercado de 112 milhões de euros, Messi entra esta época no último ano de contrato com o FC Barcelona. Em dois anos e meio, o argentino perdeu 68 milhões de euros de valor de mercado, apesar de ter uma cláusula de rescisão proibitiva: 700 milhões de euros. Manchester City, onde iria encontrar o treinador que mais marcou o argentino no FC Barcelona (Pep Guardiola) e o Inter de Milão são clubes que já demonstraram interesse em contar com o avançado com seis Bolas de Ouro.

Este mercado de verão será a última oportunidade para que o FC Barcelona possa fazer um encaixe financeiro com Lionel Messi. Apesar dos 33 anos, o argentino ainda é considerado o melhor jogador do mundo e esse poderá ser um trunfo importante para que os ‘culés’ possam garantir mais de 100 milhões de euros pela venda do avançado. Do lado de Messi, poderá ser um caminho para que o argentino possa experimentar outra realidade competitiva, como a Premier League.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.