FCT seleciona 19 projetos de prevenção e combate a incêndios florestais

Estes 19 projetos correspondem a um investimento de cinco milhões de euros e têm como objetivo “promover a investigação científica e a inovação, permitindo a produção de novos conhecimentos e fortalecendo as competências técnicas, em diferentes áreas importantes para a prevenção e o combate de fogos rurais”.

eEPA/ANTIONIO JOSE

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) selecionou 19 projetos para financiamento, no âmbito do concurso para projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico na Prevenção e Combate de Incêndios Florestais, cujo concurso foi lançado em dezembro de 2019 e recebeu 81 candidaturas.

No total, estes 19 projetos correspondem a um investimento de cinco milhões de euros e têm como objetivo “promover a investigação científica e a inovação, permitindo a produção de novos conhecimentos e fortalecendo as competências técnicas, em diferentes áreas importantes para a prevenção e o combate de fogos rurais, numa perspetiva multidisciplinar, e incorporando uma componente de divulgação e de aplicação dos resultados que venham a ser obtidos”, indica a FCT em comunicado.

De acordo com a FCT, três projetos estão relacionados com “atitudes e comportamentos face à prevenção e combate de incêndios e gestão do território”, três relativos à “governação de recursos florestais”, quatro relativos a “gestão e valorização da biomassa nos espaços rurais”, um sobre “modelos de organização e gestão das áreas florestais”, dois sobre “modelos de ordenamento e silvicultura preventiva”, três de “meteorologia, previsão e gestão do risco”, um de “restauro pós-fogo e gestão florestal” e dois sobre “saúde e segurança ocupacional dos técnicos de combate”.

Este concurso conclui ainda a terceira edição do financiamento de projetos orientados para a prevenção e combate de incêndios florestais promovido pela FCT e com uma dotação orçamental de 15 milhões de euros. Assim, este programa insere-se no conjunto de medidas estruturais, organizacionais e operacionais para melhorar a prevenção e o combate aos fogos rurais, estabelecidas na Resolução do Conselho de Ministros de 30 de outubro.

Nas duas primeiras edições do concurso, realizadas em 2017 e 2018, foram aprovados 37 projetos de investigação, em várias áreas científicas, num montante global de 10 milhões de euros.

Recomendadas

Matos Fernandes participa em debates sobre sustentabilidade e ‘smart cities’

Esta iniciativa insere-se no âmbito do ciclo de conferências ‘Empowering Sustainable Growth’.

Associações empresariais contestam duplicação da taxa de gestão de resíduos

O Governo aprovou na passada quinta-feira, dia 17 de setembro, em Conselho de Ministros, uma alteração ao regime geral de gestão de resíduos, aumentando o valor da taxa de gestão de resíduos (TGR), de 11 euros por tonelada, para 22 euros por tonelada, a partir de janeiro de 2021.

Pacto Português para os Plásticos quer reiventar o uso deste material

‘Vamos Reinventar o Plástico’ é o mote da campanha do Pacto Português para os Plásticos, que arranca hoje [dia 18 de setembro] e que pretende sensibilizar os consumidores portugueses para uma utilização responsável do plástico.
Comentários