[weglot_switcher]

Fed deu lucro de 80 mil milhões de dólares ao Tesouro americano

Valor representa uma quebra de 12,3% face ao registado em 2016. que se deve, em parte, aos juros associadas a saldos de reservas detidos pelas instituições de depósito.
  • REUTERS/Kevin Lamarque
10 Janeiro 2018, 20h17

Os bancos da Reserva Federal norte-americana entregaram ao Tesouro dos EUA cerca de 80,2 mil milhões de dólaresde lucros, no ano passado, um valor que representa uma quebra de 12,3% face ao registado em 2016, de acordo com os dados preliminares publicados esta quarta-feira pelo banco central.

“A receita líquida estimada de 80,7 mil milhões de dólares dos bancos da Reserva Federal em 2017 representam uma queda de 11,7 mil milhões de dólares em relação a 2016, principalmente atribuível a um aumento de 13,8 mil milhões de dólares em despesas com juros associadas a saldos de reservas detidos pelas instituições de depósito”, explicou o banco central em comunicado.

A quebra foi, no entanto, “parcialmente compensada por um aumento de 2,5 mil milhões de dólares na receita de juros sobre títulos adquiridos através de operações de mercado aberto e ganhos em moeda estrangeira de 1,9 mil milhões de dólares que resultam da reavaliação diária de investimentos denominados em moeda estrangeira às taxas de câmbio atuais”, referiu.

As despesas da Fed com juros ascenderam a 25,9 mil milhões de dólares, principalmente devido aos ativos na folha de balanço das instituições depositárias. As despesas com juros associados a títulos vendidos sob acordo de recompra foram de 3,4 mil milhões de dólares, de acordo com os dados provisórios que deverão ser confirmados em maio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.