[weglot_switcher]

FEI vai garantir 50% do risco de financiamento do BCP a empresas com menos colaterais

O Millennium BCP e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) assinaram dois acordos de financiamento às empresas no valor total de 900 milhões de euros, para os próximos dois anos. O BCP empresta e o FEI garante o risco a 50%.
  • Millennium Bcp
18 Fevereiro 2019, 11h30

O BCP e FEI assinaram o primeiro acordo em Portugal para financiar empresas de risco ao abrigo do programa europeu COSME – Competitiveness of Small and Medium-Sized Enterprises. Isto é, o FEI vai garantir 50% dos empréstimos que o BCP vai conceder a pequenas empresas, pequenos negócios, com menos colateral e que consomem mais capital ao banco, e que já estão identificadas. O BCP identificou um universo de 1150 empresas (PME) em Portugal que serão abrangidas pelo programa COSME. “São novos clientes empresas que pelo facto de serem novos clientes e serem start-ups consomem mais capital ao banco, com esta partilha de risco podem ter acesso a empréstimos a condições mais favoráveis”, disse João Nuno Palma, administrador do BCP, que admite ser este um dos instrumentos para o banco cumprir um dos seus principais desígnios para 2019, alargar a base de clientes.

Na prática este acordo dá ao banco um conforto em termos de partilha de risco, pois se uma destas empresas escolhidas para este programa ficar insolvente, 50% das perdas são suportadas pelo FEI. Este apoio faz parte do Plano de Investimento para a Europa.

Assim, o BCP garantiu através do FEI, uma linha de financiamento de 500 milhões de euros, que são destinados a 1150 empresas dos setores, agricultura, turismo, saúde, serviços e energia. Estes créditos vão chegar às empresas escolhidas (o banco é que escolhe consoante os seus critérios de risco) em melhores condições de financiamento porque o FEI garante 50% dos empréstimos.  Isto permite ao BCP lançar novos produtos financeiros para PME com melhores condições (maturidades mais longas e requisitos colaterias reduzidos).

Este programa tem a duração de dois anos, mas se a linha for esgotada antes de 2020, o FEI admite assinar com o BCP uma extensão do acordo, disse ao Jornal Económico Alessandro Tappi, Chief Investment Officer do FEI (fundo da Comissão Europeia).

Para além deste acordo que configura a primeira transação em Portugal do programa COSME, o BCP e o FEI assinaram uma extensão do acordo InnovFin, providenciando 400 milhões adicionais a mais de 750 PME e mid-caps inovadoras em Portugal.

Esta extensão surge depois de o BCP ter emprestado num ano e meio os primeiros 400 milhões acordados com o FEI que estavam previstos para dois anos. Os 400 milhões foram colocados no financimento a 250 a 300 empresas elegíveis para programa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.