[weglot_switcher]

Fenprof convoca nova manifestação nacional dos professores para dia 19 de maio

A iniciativa surge depois de as negociações com o Ministério da Educação terem-se revelado “pouco produtivas” na recuperação do tempo de serviço cumprido pelos professores durante os períodos de congelamento da sua carreira.
9 Abril 2018, 18h45

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou esta segunda-feira a convocação de uma manifestação nacional para o próximo dia 19 de maio. A iniciativa surge depois de as negociações com o Ministério da Educação terem-se revelado “pouco produtivas” na recuperação do tempo de serviço cumprido pelos professores durante os períodos de congelamento da sua carreira.

“Decidimos hoje marcar uma manifestação nacional de professores para 19 de maio. Queremos que seja uma grande iniciativa”, afirmou o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, em conferência de imprensa esta tarde. “Queremos um Marquês de Pombal completamente cheio às 15 horas desse dia”.

A conferência de imprensa reuniu as 10 organizações sindicais de professores e educadores que em novembro do ano passado assinaram uma declaração de compromisso com o Ministério da Educação, que garantem não está a ser cumprida. A Fenprof promete, por isso, “uma grande iniciativa” sindical, em protesto contra a ausência de avanços em seis meses de negociações.

Em comunicado, a Fenprof indica que “desde o passado dia 16 de março, após a realização de uma greve por regiões, entre os dias 13 e 16 de março, as organizações [sindicais de professores e educadores] decidiram dar um período ao Governo para retomar a negociação, tendo reunido com os grupos parlamentares e solicitado reuniões ao primeiro-ministro, que respondeu delegando no ministro da Educação; ao ministro da Educação, que não respondeu; ao presidente da República que, até agora, também não respondeu. Tendo sido essa a opção, designadamente do Governo, a resposta dos professores será inevitável”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.