[weglot_switcher]

Fernando Alexandre: “Por hora, um belga gera o dobro do valor que um português em Portugal”

Numa conferência sobre produtividade, organizada pela SEDES – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Social, o economista explicou que “um português produz por hora de trabalho 65% do que produz um europeu médio”.
  • Fernando Alexandre
    DR
13 Janeiro 2020, 18h39

O economista e professor da Universidade do Minho Fernando Alexandre alertou esta segunda-feira para a baixa produtividade da economia portuguesa, exemplificando que em 2018, por exemplo, a produtividade da hora trabalhada em Portugal corresponde a 65% por hora de trabalho da média da União Europeia.

Numa conferência sobre produtividade, organizada pela SEDES – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Social, o antigo Secretário de Estado Adjunto da ministra da Administração Interna do governo de Pedro Passos Coelho explicou que “um português produz por hora de trabalho 65% do que produz um europeu médio”.

“Um belga, na Bélgica, por hora, gera o dobro do valor que um gera um português em Portugal”, acrescentou.

O economista salientou ainda que entre 1960 e 2000, Portugal esteve entre as dez economias da OCDE que mais cresceram, mas na viragem do século a tendência inverteu-se e na terceira década do século XXI entrou para o top das três economias que menos cresceram.

“Esse desempenho vê-se na produtividade. A tal estagnação da economia portuguesa coincide com a estagnação da produtividade”, disse. “Em 2020 vamos para o sétimo ano de crescimento. Com o peso da dívida que temos não é fácil crescer mais do que isso”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.