[weglot_switcher]

Fernando Negrão: “O dinheiro dos pobres não deve ter como destino os bancos”

Está em curso o debate quinzenal com o primeiro-ministro António Costa, marcado pela despedida de Pedro Passos Coelho (renunciou ao mandato de deputado) e pela estreia de Fernando Negrão nas funções de presidente da bancada parlamentar do PSD.
28 Fevereiro 2018, 15h45

Na estreia de Fernando Negrão como presidente da bancada parlamentar do PSD, em debate quinzenal com o primeiro-ministro António Costa, o primeiro tema abordado foi a entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) no capital social do Montepio Geral. “Somos contra, em qualquer circunstância”, avisou desde logo Negrão. “O dinheiro dos pobres não deve ter como destino os bancos.”

Para Negrão, trata-se de “uma operação de grande risco” que não deve ser concretizada. Nesse sentido, questionou diretamente o primeiro-ministro: “Pergunto se a decisão está tomada, qual o valor e em que condições?” E pelo meio criticou o “silêncio completo dos partidos da esquerda” em relação a esta matéria, sublinhando: “O que me espanta é ver um Governo de esquerda a tomar uma posição desta natureza”.

Ao que Costa respondeu da seguinte forma: “Não deve haver qualquer aplicação da SCML no Montepio Geral ou em qualquer outra instituição bancária que não tenha um risco financeiro aceitável. Os fundos são necessariamente aplicados em activos, de acordo com as normas prudenciais qure tem”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.