[weglot_switcher]

Ferreira do Amaral: Soares sempre foi muito melhor a levantar os problemas do que a resolvê-los

Joaquim Ferreira do Amaral, recorda Mário Soares como protagonista da construção e da consolidação da democracia em Portugal.
  • Rafael Marchante/Reuters
8 Janeiro 2017, 12h38

Mário Soares “sempre foi muito melhor a levantar os problemas do que a resolvê-los”, recorda Joaquim Ferreira do Amaral, ministro do comércio e turismo do governo de Mário Soares.

Ferreira do Amaral recorda o político português e a cruzada que realizaram à frente dos destinos do país mesmo com divergências.

“Acompanhei Mário Soares no governo, tenho a sensação de ter participado na história que ele construiu, na modernização de Portugal no século XX, testemunhei essa parte, embora tenha tido enormes divergências politicas no seu segundo mandato como Presidente da República, no qual fez um grande ataque ao governo de Cavaco Silva, do qual eu fazia parte”, lembra.

Contudo, Ferreira do Amaral reconhece que “a politica é isso mesmo. Mantive sempre uma convergência pessoal apesar das divergências políticas. A partir de hoje entra na história, o seu contributo para a democracia que é de grande importância, foi protagonista da construção e da consolidação da democracia em Portugal. Tenho a opinião que sempre foi muito melhor a levantar os problemas do que a resolvê-los, contudo sempre gostei de estar com ele, mostrou sempre uma fibra extraordinária, nomeadamente quando o filho teve o desastre. Nessa altura estava com ele na Hungria”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.