[weglot_switcher]

Ferro Rodrigues assina hoje Declaração do Trio de Parlamentos da União Europeia com a Alemanha e Eslovénia

A assinatura da Declaração é inserida no Trio de Presidências da União Europeia, que irá decorrer entre 1 de julho de 2020 a 31 de dezembro de 2021. Da agenda da reunião faz ainda parte a situação económica e social em Portugal, particularmente as consequências da pandemia da pandemia para os portugueses.
  • Miguel A. Lopes/Lusa
29 Junho 2020, 08h00

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, vai assinar esta segunda-feira a Declaração do Trio de Parlamentos da União Europeia, juntamente com os homólogos da Alemanha – os Presidentes do Bundestag, Wolfgang Schäuble, e do Bundesrat,  Dietmar Woidke –  e da Eslovénia – os Presidentes da Assembleia Nacional, Igor Zorčič, e do Conselho Nacional, Alojz Kovšca.

A assinatura irá ocorrer no âmbito da reunião por videoconferência dos representantes dos três países, agendada para as 15 horas, inserida na preparação da “Dimensão Parlamentar do Trio de Presidências da União Europeia (Alemanha, Portugal e Eslovénia)”, que irá decorrer entre 1 de julho de 2020 a 31 de dezembro de 2021. Tem como objetivo afirmar “o compromisso de uma maior e mais intensa cooperação ao nível parlamentar no período de dezoito meses”, assim como “as respetivas prioridades”.

“Com esta Declaração, os três Parlamentos pretendem responder, de forma concertada e coerente, aos enormes desafios que a União Europeia enfrenta, quer ao nível interno, quer ao nível externo, como sejam as transições ecológica e digital ou as migrações, mas, também, os conflitos que se registam na vizinhança do espaço comunitário. Do mesmo modo, e sob o mote de “Por uma Europa mais forte após a crise”, os Parlamentos afirmarão o seu empenho no avanço da agenda estratégica da União Europeia, profundamente afetada pela crise pandémica de Covid-19”, refere uma nota da Assembleia da República.

Dos pontos de agenda da reunião, constam assim “assuntos da atualidade política nacional, nomeadamente sobre a situação económica e social que se vive em Portugal”, particularmente as consequências da pandemia de Covid-19 para os portugueses.

Estará ainda em discussão o papel dos três Parlamentos na Conferência sobre o Futuro da Europa – um fórum de debate público alargado que deverá decorrer durante o Trio de Presidências-, “muito em particular no seu contributo para o desenvolvimento de políticas consistentes de médio e longo prazo com impacto na vida dos cidadãos”, assim como o enfoque que será dirigido à paz e à segurança em África.

“Por último, e convictos de que os desafios que as migrações colocam à União Europeia e às sociedades europeias exigem uma reflexão urgente, os Presidentes dos Parlamentos Alemão, Português e Esloveno discutirão o desenvolvimento de uma Iniciativa de Alto Nível sobre Migrações e Asilo na Europa, com o objetivo de lançar, já a partir de 1 de julho, uma plataforma parlamentar de debate para implementação de um amplo diálogo sobre todas as vertentes ligadas às migrações”, acrescenta a nota do Parlamento.

*(Notícia atualizada às 09h20 com correcção do título. Onde se lia “Polónia” deveria ler-se “Eslovénia”)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.