[weglot_switcher]

Festa do Avante: António Costa garante que DGS vai revelar as regras hoje

Depois de a DGS ter dito que não iria revelar o parecer, o primeiro-ministro garantiu que o documento será hoje revelado. As regras “vão ser divulgadas, obviamente”, afirmou. Marcelo Rebelo de Sousa disse que já teve a garantia do Governo que parecer vai ser divulgado segunda-feira, após ter criticado ontem a DGS e Graça Freitas por não revelarem as regras para o evento do PCP.
  • António Costa
31 Agosto 2020, 12h06

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recuou na sua intenção de não revelar publicamente as regras para a Festa do Avante.

O primeiro-ministro anunciou que a DGS vai revelar esta segunda-feira as regras sanitárias para a Festa do Avante.

“A DGS notificou ontem o PCP das regras e são divulgadas hoje no briefing normal.  Vão ser divulgadas, obviamente”, afirmou António Costa à chegada ao congresso do PS esta segunda-feira, em declarações transmitidas pela TVI 24.

Por sua vez, o Presidente da República também disse hoje que teve a garantia por parte do Governo que o parecer será hoje divulgado pela DGS.

“A única informação que posso transmitir que me foi dada pelo Governo é que a DGS hoje divulgaria a sua posição sobre a matéria”, disse hoje Marcelo Rebelo de Sousa durante uma visita ao Algarve.

“Segundo a informação do Governo, a DGS decidiu divulgar o relatório”, limitou-se a dizer o Presidente quando questionado sobre a sua opinião no recuo da DGS.

No domingo, o Presidente da República deixou fortes críticas à DGS por não revelar o parecer para a Festa do Avante.

“Estamos hoje a cinco dias da realização e não se conhece a posição das autoridades sanitárias sobre as regras que entendem que devem presidir à realização. Não há conhecimento atempado, não há clareza, e não se pode saber se a respeito do princípio da igualdade. Isto não é bom, não é bom para ninguém, não é bom para o Estado”, disse Marcelo Rebelo de Sousa no domingo.

Em reação a estas declarações, a Direção-Geral da Saúde veio a público responder às críticas feitas hoje por Marcelo Rebelo de Sousa.

A entidade de saúde pública voltou a reafirmar que não vai revelar as regras sanitárias que estipulou para a Festa do Avante. Se o PCP assim quiser, segundo esta entidade, o partido pode revelar publicamente quais as regras.

“A DGS não divulgará o conteúdo deste parecer, à semelhança de todos os pareceres técnicos
entregues até ao momento, cabendo à entidade organizadora fazê-lo, se assim o entender”, pode-se ler no comunicado divulgado no domingo pela DGS. No entanto, a DGS acabou por recuar na sua intransigência e prepara-se para divulgar publicamente hoje o parecer sobre a Festa do Avante.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.