[weglot_switcher]

Festa do Avante: Rui Rio critica DGS e exige que Governo revele parecer

O líder do PSD junta-se às críticas feitas pelo Presidente da República em relação à atuação da Direção Geral de Saúde e de Graça Freitas. Rui Rio defende que o Governo deve divulgar aquilo que a autoridade de saúde “está a querer esconder”. “Ridículo e inaceitável”, escreveu o dirigente político nas redes sociais.
  • JOSÉ COELHO/LUSA
31 Agosto 2020, 08h13

O presidente do PSD criticou a Direção-Geral da Saúde (DGS) por não revelar publicamente as regras sanitárias para a Festa do Avante.

“Ridículo e inaceitável! A insensata DGS está pura e simplesmente a gozar com todos nós. Em democracia, pior era impossível”, escreveu Rui Rio nas redes sociais.

“Impõe-se, agora, que o Governo, que tutela este serviço, faça a divulgação do documento para todos percebermos o que é que a DGS está a querer esconder”, afirmou.

As críticas do social-democrata juntam-se à do Presidente da República que no domingo deixou fortes críticas à DGS por não revelar o parecer para a Festa do Avante.

“Estamos hoje a cinco dias da realização e não se conhece a posição das autoridades sanitárias sobre as regras que entendem que devem presidir à realização. Não há conhecimento atempado, não há clareza, e não se pode saber se a respeito do princípio da igualdade. Isto não é bom, não é bom para ninguém, não é bom para o Estado”, disse Marcelo Rebelo de Sousa no domingo.

Em reação a estas declarações, a Direção-Geral da Saúde veio a público responder às críticas feitas hoje por Marcelo Rebelo de Sousa.

A entidade de saúde pública voltou a reafirmar que não vai revelar as regras sanitárias que estipulou para a Festa do Avante. Se o PCP assim quiser, segundo esta entidade, o partido pode revelar publicamente quais as regras.

“A DGS não divulgará o conteúdo deste parecer, à semelhança de todos os pareceres técnicos entregues até ao momento, cabendo à entidade organizadora fazê-lo, se assim o entender”, pode-se ler no comunicado divulgado no domingo pela DGS.

A entidade liderada por Graça Freitas revela no seu comunicado que a versão final do parecer da DGS  que “condensa toda a informação” foi entregue este domingo, conforme previsto, ao Partido Comunista Português (PCP) que é quem organizada a festa que tem lugar no concelho do Seixal, distrito de Setúbal, de 4 a 6 de setembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.