[weglot_switcher]

Festival Eurovisão vai realizar-se na MEO Arena, em Lisboa

As duas semifinais e a final do Festival vão decorrer nos dias 8, 10 e 12 de maio, respetivamente. O anúncio foi feito esta terça-feira pelo presidente da RTP, Gonçalo Reis.
  • REUTERS/Gleb Garanich
25 Julho 2017, 21h30

A RTP escolheu o pavilhão MEO Arena, no Parque das Nações, em Lisboa, como palco para as duas semifinais e para a final do Festival Eurovisão da Canção de 2018, que decorrerá nos dias 8, 10 e 12 de maio, respetivamente.

“Estamos entusiasmados. Sabemos a responsabilidade, a complexidade, a grandeza e os requisitos que temos”, afirmou o presidente do conselho de administração da RTP, Gonçalo Reis, reconhecendo ser “uma grande oportunidade para Portugal, Lisboa e a indústria da música se projetar a nível internacional”.

Por sua vez, o Festival da Canção, onde será eleita a voz que irá representar Portugal na Eurovisão, vai decorrer em março, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, cedido gratuitamente pela Câmara Municipal da cidade.

“Nós escolhemos uma cidade emblemática, que está no berço da nação, que é capital europeia da cultura”, explicou Gonçalo Reis.

Na cerimónia em que foram anunciadas as escolhas participaram o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e Jon Ola Sand, do Festival Eurovisão, que elogiou a cidade lisboeta pela apresentação de “uma proposta exemplar” e a RTP “pelas suas avaliações profissionais e detalhadas de todas as propostas”.

“Estamos ansiosos para trabalhar juntos de forma a tornar a primeira edição da Euvosião em Portugal ainda mais emocionante”, acrescentou o executivo de televisão norueguês.

Também Fernando Medina cedeu o espaço do Terreiro do Paço, à beira-rio, para dar lugar “ao eixo do Eurovisão”, durante dez dias.

A Câmara Municipal de Lisboa, o Turismo de Lisboa e o Turismo de Portugal irão contribuir para a realização do Festival Eurovisão da Canção 2018.

Face ao financiamento do evento, Gonçalo Reis afirmou que serão conhecidos mais detalhes até ao final do ano, assegurando que esta edição do Festival irá ser a “mais económica dos últimos anos e de todo o Eurovisão.

“Estamos crentes que [este Festival] vai ser criativo e interessante como poucos têm sido”, concluiu.

Salvador Sobral venceu o festival Eurovisão de 2017, dando a Portugal a organização da ediçãod e 2018.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.