[weglot_switcher]

FIFA prepara “plano Marshall” para amenizar impactos da Covid-19 no futebol

A proposta, citada em referência ao pacote de apoio financeiro dos Estados Unidos que ajudou a reconstruir a Europa após a Segunda Guerra Mundial, poderá ver a FIFA a mergulhar nas suas reservas de 2,7 mil milhões de dólares (2,5 mil milhões de euros) caso seja posta em prática.
2 Abril 2020, 13h29

A FIFA está a preparar um plano de apoio financeiro para federações e organizações globais de futebol que navegam nas consequências comerciais durante a suspensão das competições a nível mundial imposta pelo coronavírus. O pacote de assistência que a principal instância do futebol mundial está a preparar já está a ser apelidada de “plano Marshall” do futebol, segundo a agência “Reuters”.

O órgão governamental global do futebol criou um grupo de trabalho para explorar maneiras de mitigar os danos que a contínua suspensão de partidas pode causar nas parcerias de transmissão televisivas e nos patrocinadores existentes, incluindo um pacote de assistência denominado “plano Marshall da FIFA”.

A proposta, citada em referência ao pacote de apoio financeiro dos Estados Unidos que ajudou a reconstruir a Europa após a Segunda Guerra Mundial, poderá ver a FIFA a mergulhar nas suas reservas de 2,7 mil milhões de dólares (2,5 mil milhões de euros) caso seja posta em prática.

Num comunicado enviado à agência Reuters, a FIFA disse que estava a reagir a “sérios problemas financeiros devido ao surto de coronavírus”, que “ameaça prejudicar a capacidade das federações-membro da FIFA e de outras organizações de futebol”. O que inclui ligas e clubes nos níveis profissional, juvenil e de base, que o órgão máximo do futebol afirma estar a lutar “para desenvolver, financiar e executar atividades de futebol em todos os níveis do jogo”.

No mesmo comunicado, a FIFA também prevê que “um número considerável de pessoas envolvidas no futebol, incluindo homens e mulheres, ficará em condições económicas extremamente difíceis”.

Embora a FIFA não tenha divulgado o formato exato ou os detalhes de seu plano de apoio, um porta-voz disse à Reuters que o órgão máximo do futebol está a planear um esquema “acordado e anunciado num futuro próximo”, após consultas adicionais às associações-membro da FIFA, confederações continentais e outras partes interessadas.

O surto da Covid-19 causou grandes perturbações no calendário desportivo global, com a própria FIFA a ajustar o Mundial de Clubes em 2021 para evitar um conflito com o adiado Europeu de 2020 da UEFA.

A emissora global de desportos digitais (DAZN – sigla em inglês) está já a informar os detentores de direitos televisivos que vai reter taxas enquanto os jogos não se realizarem. A Liga Alemã de Futebol (DFL – sigla em alemão) e a Liga Francesa de Futebol Profissional (LFP) estão em negociações semelhantes com parceiros de transmissão nacionais da Bundesliga e Ligue 1, respetivamente, para encontrar uma solução que atenda a todas as partes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.