[weglot_switcher]

FIFA rejeita SuperLiga europeia e aposta no Mundial de Clubes

A FIFA não quer uma SuperLiga europeia e prefere apostar no Mundial de Clubes, competição que irá contar com 24 equipas e que se vai estrear na China em 2022.
24 Outubro 2020, 11h47

A FIFA rejeita para já a ideia de organização de uma SuperLiga Europeia, apesar dos avanços de clubes como o Liverpool e Manchester United no sentido de incentivar outros grandes clubes europeus à criação de uma nova competição, onde estejam agregados os grandes emblemas do futebol europeu.

Escreve o espanhol “Palco23” que o presidente da FIFA, Gianni Infantino, assegurou que não está interessado numa SuperLiga europeia após conhecer os avanços de grandes clubes da Premier League que estarão já a agregar os grandes clubes das restantes “Big 5” (La Liga, Ligue 1, Serie A e Bundesliga) para conversações no sentido de definir os contornos de uma competição alternativa à Liga dos Campeões.

Desta forma, Gianni Infantino antecipa a aposta no Mundial de Clubes para demarcar-se da posição do Liverpool e Manchester United. Em entrevista a alguns media suíços, Infantino recordou que “a FIFA está concentrada no renovado modelo Mundial de Clubes que contará com 24 equipas e que se irá celebrar na China pela primeira vez em 2022”.

“O Liverpool tem 180 milhões de aficionados em todo o mundo, enquanto que o Flamengo tem 40 milhões de fãs e 39 milhões destes fãs estão no Brasil; o Liverpool tem, talvez, 5 milhões de aficionados em Inglaterra e 175 milhões em todo o mundo”, realçou Gianni Infantino.

Neste sentido, Infantino quer que os clubes não europeus sejam atrativos a nível global: “Essa é a minha visão: ter 50 clubes e 50 seleções nacionais que possam converter-se em campeões do mundo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.