Filme que acompanhou o processo de destituição de Dilma Rousseff estreia no IndieLisboa

O festival decorre entre 26 de abril e 6 de maio e vai contar com a presença da realizadora Maria Augusta Ramos, que vai falar sobre as relações entre o cinema, a política e a liberdade.

O filme que acompanhou o processo de impeachment (destituição) da ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff é uma das estreias previstas para festival IndieLisboa. O festival decorre entre 26 de abril e 6 de maio e vai contar com a presença da realizadora Maria Augusta Ramos, que vai falar sobre as relações entre o cinema, a política e a liberdade.

O filme, com o nome “O Processo”, acompanha o governo da antiga chefe de Estado brasileira e a estratégia construída pela equipa de defesa de Dilma Rousseff, acusada de manipular as contas públicas. “Sem narração ou entrevistas, o filme assume-se como um documento histórico que percorre as conversas de bastidores, os encontros políticos e a polarização da opinião pública em torno da destituição da primeira mulher presidente do Brasil”, lê-se na nota de apresentação.

Maria Augusta Ramos junta-se a João Salaviza, Marco Martins e Rüdiger Suchsland para falar sobre as diferentes formas de representação da política no cinema e como este pode levantar questões e abordar injustiças sociais e turbulências políticas. O debate tem como tema “Por um cinema que dá mais força à liberdade” e está agendado para 3 de maio, às 17h00, na Biblioteca Palácio Galveias.

O festival lisboeta conta ainda com outros títulos que tocam os arquivos históricos da política mundial, como “Tara Moarta” (de Radu Jude), Four Parts of a Folding Screen (de Anthea Kennedy e Ian Wiblin) e Hitler’s Hollywood (deRüdiger Suchsland). O IndieLisboa vai contar ainda com outros filmes como “La Liberté” (de Guillaume Massart), “Area 51” (Annabelle Amoros), “Evidence of the Evidence (de Alexander Johnston) e “Il Risoluto” (de Giovanni Donfrancesco).

Relacionadas

Filme de Teresa Villaverde vence prémio do Festival L’Europe Autour de l’Europe

Colo” teve estreia mundial em fevereiro do ano passado, no Festival de Cinema de Berlim, integrado na competição oficial, e meses depois abriu o IndieLisboa.

Festival de Cinema IndieJúnior chega amanhã à Madeira

O IndieJúnior é a secção infantil do Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa. Entre os filmes em exibição estão ‘Bichinhos do Lixo’ e ‘O Trenó’.

Da música clássica em Sintra à comédia em palco em Lisboa

Conheça as nossas sugestões para eventos de arte e cultura este fim-de-semana em Lisboa.

IndieLisboa: Viagem alternativa à descoberta do cinema

Lisboa vai ser a capital do cinema independente, por 11 dias. Estão prometidas sessões de jovens promessas e de realizadores consagrados, todos com uma paixão em comum.
Recomendadas

Irão diz que o seu petróleo não vai deixar de chegar aos mercados

Em causa estão as sanções impostas pelos norte-americanos, que serão mais severas a partir de novembro. China e Índia, principais clientes do Irão, não vão cumprir o embargo que Trump quer impor.

Prioridade da bicicleta como meio de transporte vai ser inscrita na Constituição da Suíça

Três em cada quatro eleitores suíços aprovaram em referendo a introdução de um novo princípio constitucional: a prioridade da bicicleta como meio de transporte, mediante políticas públicas focadas nesse objetivo e melhoria das infra-estruturas.

Um negócio de luxo: Michael Kors vai comprar Versace por 1,7 mil milhões

Versace, a casa de moda italiana fundada por Gianni Versace há 40 anos, vai ser comprada por Michael Kors por 2 mil milhões de dólares.
Comentários