[weglot_switcher]

Fim do CDS-PP? Líder centrista insta ERC a travar “truques” e “falta de rigor” das sondagens

Em causa está uma sondagem divulgada este domingo pela Aximage e duramente criticada pelos democratas-cristãos, que coloca o CDS-PP a descer para os 0,3% nas intenções de voto e na porta de saída do Parlamento.
4 Janeiro 2021, 18h00

O CDS-PP vai instar a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) a regular os procedimentos das empresas de sondagens, para evitar “truques, falta de rigor técnico e palhaçadas”. Em causa está uma sondagem divulgada este domingo pela Aximage e duramente criticada pelos democratas-cristãos, que coloca o CDS-PP a descer para os 0,3% nas intenções de voto e na porta de saída do Parlamento.

“Anunciar a morte do CDS-PP até pode ser um desporto que agrade a alguns, a avaliar pelos praticantes da modalidade nos últimos 46 anos. O problema é que as eleições nos Açores desmentiram essa morte e contrariaram todas as sondagens”, refere o líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, numa nota enviada às redações, após ter sido conhecida a sondagem deste fim de semana da Aximage para o DN/JN/TSF.

Francisco Rodrigues dos Santos recorda que, nas eleições regionais dos Açores, as sondagens da Aximage atribuíam 1% ao CDS-PP, quando o partido conseguiu manter-se como terceira força política mais votada no arquipélago e conquistou 5.51% dos votos na região. “Os erros repetidos sistematicamente contra o CDS-PP deixam de ser apenas erros: são má fé ou incompetência”, salienta.

Em julho, o CDS-PP aparecia com 2,1% das intenções de voto, nas sondagens da Aximage, mas, a partir de setembro, caiu para 1%. Embora as sondagens tenham sido muito negativas para o partido, nenhuma delas tinha, até agora, colocado o partido praticamente à beira da extinção, com 0,3% das intenções de voto, com os votos dos centristas a dispersarem, para o Chega, PSD e Iniciativa Liberal.

“A Aximage decidiu antecipar o carnaval e começou hoje a ensaiar umas ‘palhaçadas’. Publicou uma sondagem de alfaiate, feita à medida de quem manda, na qual dá o PS a subir – apesar dos recentes escândalos –  e o CDS, que os tem denunciado, a descer para os 0.3%”, indica.

O CDS-PP já tinha criticado, em novembro, as sondagens da Aximage e dito estar a ser vítima de sucessivos erros das sondagens e que “erros repetidos sistematicamente deixam de ser apenas erros”. A direção do partido já tinha também prometido avançar com um pedido à ERC que tome medidas necessárias, de forma a que os procedimentos das empresas de sondagens passem a ser regulados.

Francisco Rodrigues dos Santos reitera agora que “a Aximage devia ter corado de vergonha quando se descobriu que o seu diretor técnico, ex-secretário de Estado de Sócrates e conselheiro de Luís Filipe Vieira, dirigiu uma ‘sondagem esmagadora’ para o ajudar a ganhar as eleições, que as urnas também desmentiram”.

“Os portugueses não merecem ser enganados por estes malabarismos. Nesse sentido, o CDS vai instar a ERC para que tome as medidas que se impõem para regular os procedimentos das empresas de sondagens, para evitar truques, falta de rigor técnico e ‘palhaçadas’ como os que lemos hoje”, reitera.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.