[weglot_switcher]

Financiamento das administrações públicas diminuiu 100 milhões de euros até abril

A maior fatia de financiamento derivou principalmente da emissão de títulos. Administrações públicas financiaram-se no exterior e junto de residentes (sem incluir a banca) em 4,3 mil milhões de euros e 0,7 mil milhões de euros, respetivamente.
26 Junho 2019, 11h22

O financiamento das administrações públicas diminuiu em 100 milhões de euros até abril, face a igual mês do ano passado, passando de 1,8 mil milhões de euros para 1,7 mil milhões de euros, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

No período em análise, o financiamento através da emissão de títulos compensou o financiamento através de empréstimos.

“Desde o início do ano, as administrações públicas financiaram-se no exterior e junto de residentes (exceto bancos), em 4,3 mil milhões de euros e 0,7 mil milhões de euros, respetivamente”, refere o BdP. O regulador bancário explica ainda que em contrapartida “o financiamento das administrações públicas junto de bancos residentes foi de -3,3 mil milhões de euros”.

Já o financiamento através de títulos foi de 7,4 mil milhões, “valor que mais do que compensou o financiamento através de empréstimos líquidos de depósitos (-5,7 mil milhões)”.

A necessidade de financiamento das administrações públicas diminuiu para 0,1% do PIB no ano terminado no primeiro trimestre do ano, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística. Tomando como referência valores trimestrais, as administrações públicas registaram um excedente orçamental de 0,4% do PIB.

Fonte: Banco de Portugal
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.