[weglot_switcher]

Financiamento dos bancos portugueses junto do BCE cai 0,54% em janeiro para 22 mil milhões

As operações de refinanciamento por prazo alargado representavam (LTRO) representavam em janeiro 100% do total dos recursos captados pelos bancos portugueses junto do BCE.
26 Fevereiro 2018, 16h40

O financiamento dos bancos nacionais junto do BCE diminuiu 0,54% em janeiro para 22,01 mil milhões de euros. Isto de acordo com o último Banco de Portugal (Boletim Estatístico) que detalha os recursos captados pelos bancos nacionais junto do Banco Central Europeu (BCE).

Segundo o Caixa BI, os dados de janeiro traduzam a quinta redução mensal consecutiva na utilização deste tipo de fundos, e trata-se de uma variação menos expressiva e que se deveu quase na totalidade à redução na utilização das operações principais de refinanciamento (MRO –  main refinancing operations) que passaram de 100 milhões em dezembro para zero em janeiro.

Os analistas do banco de investimento dizem que a evolução na utilização de financiamento do BCE por parte dos bancos nacionais “continua a denotar uma ligeira tendência de descida desde meados e 2015, não tendo os dados de janeiro traduzido qualquer alteração a esse nível”.

“De um modo geral, os bancos deverão continuar a apresentar uma redução gradual na utilização destes fundos não devendo excluir-se, ainda assim, a participação em
eventuais programas específicos de financiamento disponibilizados pelo banco
central europeu no futuro”, diz o Caixa BI.

O banco de investimento salienta ainda a não utilização da facilidade permanente de cedência de liquidez em janeiro (o que compara com o uso de 20 milhões de euros em dezembro).

Assim, as operações de refinanciamento por prazo alargado representavam (LTRO) representavam em janeiro 100% do total dos recursos captados pelos bancos portugueses junto do BCE.

“A tendência geral continua a ser de ligeira descida na utilização deste tipo de
financiamento”, dizem os analistas. Refira-se que o montante de 22,01 mil milhões reportado em janeiro se situa cerca de 4,2% abaixo do total de 22,97 mil milhões de euros reportado no período homólogo de 2017.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.