[weglot_switcher]

Finerge assina primeiro contrato de longo prazo e vai fornecer energia eólica em Espanha durante 10 anos

Primeiro contrato PPA da companhia portuguesa foi assinado em Espanha. Por ano, será fornecida eletricidade equivalente ao consumo de 34 mil lares.
11 Dezembro 2024, 09h49

A energética portuguesa Finerge anunciou hoje a assinatura de um contrato de longo prazo (PPA) para fornecer energia eólica durante 10 anos em Espanha.

O contrato prevê o abastecimento desta eletricidade à BP em Espanha a partir da central eólica Navarra (70 MW), localizada na comunidade autónoma de Navarra, no norte do país.

Por ano, será fornecida eletricidade equivalente ao consumo de 34 mil lares, 100 GWh/ano de eletricidade.

“Este é o primeiro PPA que assinamos e é um marco muito importante para a Finerge, que se inscreve na nossa estratégia de reduzir o risco dos ativos expostos às flutuações do mercado”, disse em comunicado o CEO da Finerge, Pedro Norton.

A companhia sediada em Matosinhos, distrito do Porto, e detida pelo fundo australiano First State, revela ter começado a preparar há dois anos a “migração dos seus ativos de um esquema de remuneração regulada para para um regime de operações sujeitas a condições de mercado. Com esse objetivo, contratou e formou uma equipa de Gestão de Energia, sediada nos seus escritórios de Madrid, hoje totalmente operacional. Esta equipa é responsável por fazer o derisking dos ativos em mercado através de acordos”.

Pedro Norton diz que o primeiro PPA da companhia é “um passo importante na execução do segundo ciclo de crescimento do Grupo, mais focado no desenvolvimento orgânico, recentemente aprovado pelos acionistas. É também o primeiro passo de um caminho que irá prosseguir nos próximos meses, com a celebração de outros contratos de PPA que estão em pipeline”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.