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Fique a saber tudo o que precisa sobre o Crédito à Habitação Malparado

O perfil das famílias que solicitam apoio para a reestruturação do crédito à habitação já em incumprimento apresentam um salário médio de 1150€ e um agregado familiar composto por três elementos.
  • Cristina Bernardo
11 Outubro 2019, 16h45

O crédito malparado é frequentemente motivo de notícias. Afinal de que se trata?

A informação pode ser um dos elementos chave para que as famílias portuguesas em dificuldade possam encontrar soluções e desenvolver estratégias credíveis e ajustadas de reabilitação financeira, apoiando-as ainda a compreender como proceder numa situação de dificuldade no pagamento de prestações mensais de crédito.

Qual o perfil das famílias em incumprimento do crédito à habitação?

O perfil das famílias que solicitam apoio para a reestruturação do crédito à habitação já em incumprimento apresentam um salário médio de 1150€ e um agregado familiar composto por três elementos. As principais causas para o incumprimento devem-se a situações de desemprego de um ou dos dois elementos do casal, deterioração das condições de trabalho ou penhora de rendimentos.

Com base no trabalho realizado pelo GPF, compreende-se que o incumprimento no pagamento das prestações mensais do crédito à habitação ocorre apenas em último recurso, uma vez que as famílias procuram garantir estes pagamentos, mesmo em situações de incumprimento de outros créditos ou faturas mensais. Este incumprimento é sintomático de uma taxa de esforço bastante elevada (normalmente envolvendo a titularidade de outros créditos: pessoais e cartões de crédito) e de uma grave situação de instabilidade financeira.

Como atuar nestas situações?

Logo que uma família enfrente dificuldades no pagamento das prestações do seu crédito à habitação deverá:

  • Realizar uma autoavaliação financeira no sentido de compreender qual a sua realidade orçamental e, principalmente, como reajustar os seus encargos de modo a assegurar o pagamento de todas as responsabilidades mensais.
  • Contactar o banco credor, com o propósito de apresentar a sua necessidade de renegociação e uma proposta de valor mensal que conseguirão assegurar, para que sejam desenvolvidos esforços conjuntamente com o banco para a reestruturação.
  • Recorrer igualmente a entidades de apoio, que poderão prestar aconselhamento financeiro e jurídico com o objetivo de agilizar o processo de restruturação de crédito e de reabilitação financeira.

Conte com o apoio do nosso gabinete de proteção financeira.

Procure-nos em: DECO MADEIRA na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt; ou contacte-nos para o número: 968 800 489 ou 291 146 520.

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