[weglot_switcher]

Fitch não espera “mais progressos orçamentais de Portugal” depois de tanta austeridade

Tony Stringer, ‘managing director de ‘ratings’ soberanos, acredita que os partidos à esquerda do Governo poderão pressionar para um aumento da despesa pública, mas as metas impostas por Bruxelas deverão ser suficientes para controlar o défice e manter a dívida num caminho descendente.
18 Janeiro 2018, 18h10

Pouco mais de um mês depois de a Fitch ter tirado Portugal do nível de ‘lixo’ (tornando-se a agência de notação financeira com nota mais alta), o managing director de ratings soberanos diz que o Governo deverá manter políticas orçamentais que levem a uma redução do défice e da dívida.

Em entrevista ao Jornal Económico, à margem do seminário anual da Fitch em Lisboa, Tony Stringer admitiu que o Governo minoritário poderá sofrer alguma pressão por parte dos partidos para aumentar a despesa. No entanto, não espera que seja suficiente para uma inversão no caminho até aqui.

A Fitch não está tão confiante há vários anos e nota-se uma grande diferença em relação ao início do ano passado. Como se justifica este otimismo?

O que se passou foi uma forte recuperação sincronizada, tanto em mercados desenvolvidos como emergentes, que é a primeira vez que aconteceu em vários anos. Há também melhorias em muitas métricas de crédito tanto em termos de rações de dívidas (a pararem de subir) quanto em ajustes externos, que são gradualmente abordados após a crise.

O desemprego está a cair, em países como Portugal, de modo que as melhorias nos mercados de trabalho estão a gerar consumo, confiança e, consequentemente, crescimento económico. A economia está num ponto ‘doce’ e 2018 será um grande ano. À medida que a política monetária é apertada e as taxas de juros começam a subir nos países desenvolvidos, começaremos a ver o crescimento voltar a aproximar-se da taxa de crescimento potencial a longo prazo.

Onde é que Portugal se encontra neste cenário?

Portugal teve um enorme progresso em 2017, culminando com o nosso upgrade do rating em dois nós para BBB até o final do ano, que refletiu uma série de fatores. Consideramos que o rácio da dívida pública está num caminho descendente firme. Se a disciplina orçamental for mantida, a dívida continuará a cair, mas permanecerá elevado por algum tempo. Estamos a falar de um rácio de dívida de mais de 100%, pelo menos, até meio da próxima década.

A partir de onde Portugal estava há quatro ou cinco anos, penso que é uma grande melhoria. Definitivamente, Portugal está a ser também levado pela recuperação generalizada na zona do euro, particularmente porque os principais parceiros comerciais de Portugal são Espanha, França ou Alemanha. As reformas implementadas pelo governo, particularmente no mercado de trabalho – melhorando o ambiente de negócios – claramente tiveram um impacto positivo.

Tanto no último relatório de rating como agora fala de reformas do Governo. Refere-se apenas a este ou também ao anterior?

O atual e os que já estiveram no poder, e que estão a alimentar este cenário macro-económico. Desde a crise até agora. Na nossa opinião, não esperamos muito mais esforço do lado orçamental até porque há sempre um ponto em que um país – e Portugal não está sozinho nisso – passou por um extenso período de austeridade fiscal, chega um momento em que a população não aguenta mais.

Pensamos que a meta de 3% do défice que Portugal tem de alcançar de acordo com as regras da Comissão Europeia vai atuar como uma âncora eficiente, que há consenso político e que essa âncora será suficiente para impulsionar o superavit primário que também será suficiente para conduzir a dívida para baixo de forma consistente.

Tem preocupações políticas?

Sim… Penso que vemos sempre o risco de uma maior pressão sobre as despesas públicas por parte dos partidos de esquerda, mas não esperamos que isso resulte numa inversão das posições orçamentais que o governo adotou até este ponto. Portanto, estamos razoavelmente confiantes sobre a direção da posição orçamental e da direção da dívida em Portugal, e foi por isso que estava confiante o suficiente para atualizar por dois nós.

Apesar disso, na sua apresentação, comparou a dívida portuguesa à grega…

Sim e não… Quero dizer, a dívida portuguesa é a terceira mais elevada da zona euro, depois da Grécia e de Itália, mas há uma diferença significativa.

O que é que espera da Grécia?

A nossa expetativa neste momento para a Grécia é que saia do programa no verão, potencialmente sem condicionantes significativas. Pode haver algum monitoramento pós-programa, mas pensamos que também será acompanhado de um alívio adicional dívida pelos os credores oficiais, não em termos de hair cut (que foi oficialmente discutido como uma linha vermelha para credores), mas talvez através de uma nova redução das taxas de juros.

Esperamos que a Grécia volte a ter acesso ao financiamento do mercado de uma forma que lhes permita realmente afastar-se dessa dependência de credores oficiais do setor. Muito depende da política e da sua capacidade de manter a disciplina orçamental e a vontade de continuar a aplicar políticas de base que possam ter um efeito negativo sobre a população, em termos de austeridade, de reforma das pensões, etc.

A Grécia percorreu um longo caminho desde a crise, do risco de Grexit – já ninguém fala sobre isso – e temos de dar crédito a isso.

A população grega não está a chegar também a esse ponto – de que falava em relação à população portuguesa – de incapacidade de continuar com a austeridade?

Penso que o teste-chave foi quando foram convidados a considerar se queriam sair da zona do euro e, em última análise, o governo – informado por pontos de vista da população – recuou e decidiu que, independentemente da dificuldade das políticas que eram necessárias para permanecer na zona euro, era melhor que deixá-lo, tendo em conta as incógnitas desse cenário e as potenciais implicações.

É difícil imaginar qualquer teste de stress maior do que o que eles já passaram. A decisão parece já ter sido feita e parece que eles vão ficar na zona do euro e vão fazer – roubando uma frase de Mario Draghi – tudo o que for preciso para ficar na zona euro.

Qual vai ser o impacto da redução dos estímulos do BCE, em especialmente nos países que mais sofreram durante a crise?

As condições de financiamento na Europa melhoraram acentuadamente, particularmente nos últimos 12 meses, tanto para os soberanos como para o setor privado. Claramente, haverá algum impacto sobre as taxas de mercado, mas os países, sendo o caso de Portugal, aproveitaram a oportunidade de emitir dívidas e amortizar dívida. A maturidade média de Portugal é de 7,8 anos, os custos de financiamento diminuíram 2.000 pontos base ao longo de 12 meses.

Vai haver uma mudança inevitável em direção a taxas mais elevadas, mas poderá acabar por afetar países fora do euro mais do que os do euro, porque, na nossa opinião, as políticas acomodatícias do BCE tiveram um grande impacto globalmente, devido aos fluxos para os mercados globais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.