[weglot_switcher]

Fitch revê em alta inflação em Angola para 23,5% este ano

O Banco Nacional de Angola subiu as taxas de juro diretoras em 450 pontos base (4,5 pontos percentuais) para 20% na reunião deste mês, o primeiro aumento em mais de três anos.
  • Reinhard Krause/Reuters
7 Julho 2021, 19h21

A consultora Fitch Solutions reviu em alta a estimativa de evolução da inflação para este ano em Angola, devido ao aumento das taxas de juro pelo banco central e prevê agora que os preços subam 23,5%.

“Acreditamos que no resto do ano o banco central vai manter a taxa de juro referência nos 20%, embora os riscos sobre a nossa previsão sejam ascendentes”, escrevem os analistas desta consultora detida pelos mesmos donos da agência de notação financeira Fitch Ratings, que puxaram de 21,5% para 23,5% a previsão sobre a evolução dos preços.

Na nota enviada aos clientes, e a que a Lusa teve acesso, os analistas ressalvam, no entanto, que “a moderação dos preços mais lenta do que o antecipado, em conjunto com o compromisso renovado do Banco Nacional de Angola de controlo da inflação, pode levar a um aumento da taxa ainda este ano”.

O Banco Nacional de Angola subiu as taxas de juro diretoras em 450 pontos base (4,5 pontos percentuais) para 20% na reunião deste mês, o primeiro aumento em mais de três anos, o que, para a Fitch, “reflete a decisão do parlamento, no mês passado, de rever o mandato do banco central para lhe dar um foco maior na estabilidade dos preços”.

Este aumento levou a Fitch a rever a previsão sobre a evolução da taxa, que os analistas antecipam que vá manter-se nos 20% até final do ano, já que a inflação ficou nos 24,9% em maio, a maior taxa desde dezembro do ano passado, quando registou 25,1% e a segunda maior dos últimos quatro anos.

África regista 147.920 mortos devido à covid-19, totalizando 5.735.199 casos desde o início da pandemia, segundo dados divulgados hoje pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

Segundo a organização regional, África soma também 4.989.827 recuperações da doença desde o primeiro caso registado no continente, no Egito, em 14 de fevereiro de 2020.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito, em 14 de fevereiro de 2020, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 3.987.613 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 184,1 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, a Índia ou a África do Sul.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.