[weglot_switcher]

Fitch sobe ‘rating’ da dívida grega antes da saída do programa de ajuda externa

Segundo a agência, a relação entre a Grécia e os credores internacionais melhorou “substancialmente” e o país está a beneficiar do alívio da dívida, do adiamento do pagamento de juros e da extensão da maturidade dos empréstimos.
11 Agosto 2018, 11h12

A agência de notação financeira Fitch reviu em alta o rating da República da Grécia por considerar que as medidas para o período pós-resgate são sustentáveis, num relatório publicado esta sexta-feira à noite. A avaliação passou assim para B para BB-, ainda em grau especulativo, com perspetiva estável.

A Fitch explicou que a melhoria no rating é justificada pelas perspetivas favoráveis face aos objetivos do défice (3,5% do produto interno bruto a médio prazo) e do crescimento sustentável daquela economia.

Elogiou ainda que a implementação de medidas orçamentais adicionais, a diminuição dos riscos políticos e as melhorias no setor da banca.

Segundo a agência, a relação entre a Grécia e os credores internacionais melhorou “substancialmente” e o país está a beneficiar do alívio da dívida, do adiamento do pagamento de juros e da extensão da maturidade dos empréstimos realizados no âmbito do Mecanismo Europeu de Estabilidade.

A antecipação da última parcela do programa de assistência financeira, de 15 mil milhões de euros, serviu também a criação de uma almofada financeira de 24,1 milhões de euros, que cobre as necessidades de financiamento do país ao longo de 22 meses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.