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“Foi um erro. Pedimos desculpa”. Google também comprou dados privados de utilizadores

A gigante tecnológica afirmou ter desativado a aplicação que permitia o acesso a dados privados dos utilizadores, através de uma app que utilizava a mesma técnica que o Facebook.
  • Steve Marcus/Reuters
31 Janeiro 2019, 15h19

Depois do ”TechCrunch” ter revelado que o Facebook pagou 17 euros para ter acesso aos dados privados dos utilizadores, foi hoje divulgado pelo mesmo site de tecnologia, que a Google também tem uma aplicação que faz o mesmo. A Google reconheceu que “errou” e pediu desculpas.

https://jornaleconomico.pt/noticias/facebook-acusado-de-comprar-privacidade-dos-utilizadores-por-17-euros-404830

Esta aplicação permite que certas entidades tenham privilégios especiais para testar aplicações entre os funcionários das empresas. Uma das principais regras de utilização é o uso interno. É assim que empresas como a Google ou o Facebook testam versões de teste em aplicações para iPhone e iPad sem se precisar de utilizar a loja de apps da Apple.

O único problema é que estas duas empresas abusaram destes privilégios e permitiram que não-funcionários instalassem aplicações especiais, a troco de dinheiro, para obter dados sobre como utilizam os dispositivos da Apple. No caso da Google, a app Screenwise Meter convida utilizadores de 18 anos e acima, ou com 13 anos se fizerem parte de uma conta familiar, em troca de cartões-presente para utilizarem em serviços da Google.

Segundo o site norte-americano, o programa apesar de ser mais transparente do que a do Facebook, por assumir que está a recolher dados pessoais, utiliza a mesma técnica que o Facebook utilizou para poder ter acesso a estes dados.

Em resposta ao ”TechCrunch”, a empresa afirma que “não devia ter tido a Screenwise Meter iOS app a funcionar dentro do programa Enterprise”. “Foi um erro e pedimos desculpa”, disse a Google. A empresa já anunciou ter desativado a aplicação.

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