[weglot_switcher]

Fora do Dow Jones, General Electric dispara 7% graças a planos para vender unidades

Planos incluem vender já da unidade de saúde e, mais tarde, distribuir o restante pelos acionistas. Nos próximos dois a três anos, pretende vender os 63% do capital da Baker Hughes.
  • General Electric
26 Junho 2018, 16h42

A General Electric negoceia esta terça-feira fora do índice Dow Jones, pela primeira vez desde 1907, após ter sido excluída na semana passada numa decisão histórica. A elétrica norte-americana está, no entanto, a viver um dia positivo, graças à apresentação de novos planos para vender unidades e reduzir dívida.

As ações da GE valorizam 6,98% para 13,64 dólares, depois de ter anunciado que irá avançar com um spinoff da unidade healthcare e a venda da posição na Baker Hughes.

Os planos incluem vender, para já, a unidade de saúde e, nos próximos 12 a 18 meses, distribuir o restante pelos acionistas que ficarem. Dentro de dois a três anos, pretende vender os 63% do capital da Baker Hughes, subsidiária focada em soluções para reservas de operadores de petróleo e gás.

Assim, a General Electric irá focar-se nos segmentos de eletricidade, aviação e energias renováveis, que têm sido as principais fontes de crescimento da empresa. Pretende ainda reduzir a dívida líquida em 25 mil milhões de dólares até 2020.

“Hoje marca-se uma importante etapa na história da GE”, afirmou o CEO, John Flannery, em comunicado. “Estamos a avançar agressivamente como uma empresa de aviação, eletricidade e energias renováveis, três negócios altamente complementares para o crescimento futuro. Vamos continuar a melhorar as nossas operações e folha de balanço, enquanto tornamos a GE mais simples e forte”.

O anúncio chega num dia difícil para a energética, que perdeu o lugar no índice industrial Dow Jones, na semana passada, devido ao percurso de decadência dos últimos anos.

A GE foi um membro inaugural do Dow Jones, em 1896, e estava permanentemente no índice desde 1907. Há duas décadas, a empresa era uma das mais valiosas do mercado norte-americano. No entanto, o valor da empresa caiu 80% desde 2000 e a GE tem sido obrigada a cortar custos e vender segmentos de negócio.

A elétrica era a sexta cotada mais pequena de um total de 30 no Dow Jones, em termos de capitalização de mercado, e detinha o preço por ação mais baixo. Sendo o Dow Jones um índice cujo peso das cotadas é ponderado pelo seu valor de mercado, a General Electric tinha-se tornado o componente menos influente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.