[weglot_switcher]

Foram concedidas mais de mil licenças de compra e venda de ouro em três anos

Já existem mais de 6.500 lojas de comércio de ouro em Portugal. O ouro está a ser negociado a mais de 1.500 dólares por onça.
16 Setembro 2019, 08h23

No espaço de três anos foram concedidas mais de mil licenças de compra e venda de ouro. Durante o último ano, a cotação do ouro já valorizou 16,9% e regressou a negociações com preços que datam de 2013, avança o ‘Jornal de Notícias’, esta segunda-feira, 16 de setembro. O facto de estar a ser negociado a 1.500 dólares parece estar a voltar a atrair os investidores, numa altura que em a situação económica mundial parece tremida, com a guerra comercial e uma recessão alemã.

A compra do ouro voltou a aumentar este ano sendo que, a última vez que tal se verificou, foi durante a crise económica, entre 2011 e 2013, garante a Imprensa Nacional Casa da Moeda à mesma publicação. Este é o preço mais elevado de negociação do ouro desde a crise que afetou o território nacional. O ouro está a ser negociado a mais de 1.500 dólares por onça, o que no início do mês significava 45 euros por grama do material.

Atualmente, existem mais de 6.500 lojas de comércio de ouro, sendo que desde 2016 até ao início de agosto, se procedeu à entrega de mil licenças de retalho de compra e venda de ouro em Portugal. A Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal assume que apesar de se verificar um aumento do número de lojas, este não é superior ao verificado em 2011, pois apenas correspondem a uma formalização do negócio que não estava a ser regulado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.