[weglot_switcher]

Forbes elege Braga, Açores e Algarve como três dos “melhores destinos para os norte-americanos viverem”

As sugestões baseiam-se em vários critérios como a presença de uma escola internacional, qualidade de vida, sistema de saúde, conexão à internet, proximidade de aeroportos com voos internacionais, custo de vida, comunidade de expatriados e baixo índice de criminalidade.
9 Novembro 2020, 12h48

Com intuito de aconselhar norte-americanos que queiram viver no estrangeiro, independentemente do motivo, a “Forbes” publicou uma lista de destinos europeus com base na organização “Best European Destinations”, onde elege 20 locais, entre os quais a cidade de Braga, a região do Algarve e o arquipélago dos Açores.

As sugestões baseiam-se em vários critérios como a presença de uma escola internacional, qualidade de vida, sistema de saúde, conexão à internet, proximidade de aeroportos com voos internacionais, custo de vida, comunidade de expatriados e baixo índice de criminalidade.

Braga: “a cidade mais feliz do país”

Nesse sentido, Braga é apontada pela “Forbes” como a “terceira cidade de Portugal e considerada a mais feliz do país”. Destacam a história e gastronomia da cidade, apelidando-a como a “Roma portuguesa”. Sublinham que é o local ideal para quem pretende investir no turismo, uma vez que possui uma das maiores taxas de crescimento no setor. A presença das empresas internacionais Philips, Bosch e Continental é outra das referências. Por fim, a ligação de voos para os Estados Unidos a partir do aeroporto do Porto completa o leque de destaques.

São Brás de Alportel e Aljezur

A região do Algarve é outra das sugestões para os norte-americanos que querem mudar de país. Apontada como uma das regiões com menor densidade populacional da Europa, apresenta-se como um destino solarengo que pode ser aproveitado na sua plenitude durante a época balnear, no verão. A “Forbes” recomenda São Brás de Alportel e Aljezur como destinos ideais para quem quer aproveitar o mar e as atividades adjacentes que este elemento proporciona. O Algarve é recomendado tanto para nómadas digitais como para famílias, numa altura em que o teletrabalho é norma.

Açores: IVA reduzido e qualidade de vida

A forte ligação entre o arquipélago dos Açores e os Estados Unidos é um dos fatores que levaram a “Forbes” a recomendar qualquer uma das nove ilhas para viver. Destacam-se os incentivos colocados em prática pelo governo regional para atrair empresas e startups, o IVA reduzido (5%, 10% e 18%), o facto dos Açores estarem entre os destinos europeus com o melhor índice de qualidade de vida e a melhor relação qualidade-preço no mercado imobiliário.

O preço médio por metro quadrado nos Açores é quase três vezes inferior ao preço médio nos EUA. Ao contrário de Paris, Barcelona, ​​Berlim, o governo regional dos Açores favorece a instalação de alojamentos turísticos e oferece baixas taxas de impostos. Por fim, acrescentam que as ligações diretas com os Estados Unidos via barco e avião são outras das vantagens, com voos diários diretos para Portugal continental e também para os EUA.

Entre as restantes sugestões, a “Forbes” escolheu Madrid, San Sebastian e Málaga (Espanha), Brighton (Reino Unido), Hamburgo e Berlim (Alemanha), Atenas (Grécia), Brest-Terres Océanes e Alsace (França), Bruxelas (Bélgica), Viena (Áustria), Roterdão (Países Baixos), Tuscania (Itália), Basileia (Suíça), Dubrovnik (Croácia), Cork (República da Irlanda) e Poznan (Polónia).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.