[weglot_switcher]

Forbes revela ao mundo três “pérolas escondidas” em Portugal

A aldeia de Sistelo, perto do Gerês, a ilha das Flores e o ilhéu de Vila Franca do Campo, nos Açores, são os locais destacados, e encontram-se no top 10 da Forbes.
  • Ilha Das Flores, Açores
30 Julho 2020, 11h41

Pelos caminhos de Portugal, sabemos que existem vales, montes e caminhos por descobrir. A revisa Forbes elegeu 18 “pérolas escondidas” para viajar quando as restrições levantarem, sendo que três são portugueses. A aldeia de Sistelo, perto do Gerês, a ilha das Flores e o ilhéu de Vila Franca do Campo, nos Açores, são as regiões destacadas pela famosa revista.

Na segunda posição, imediatamente atrás de Bohinj na Eslovénia, encontra-se a ilha das Flores, nos Açores. “Um destino perfeito para reencontrar com a natureza, se gostam de caminhadas, flora e fauna, observação de golfinhos e baleias, e provar produtos locais”, de acordo com o European Best Destinations citado pela Forbes.

A ilha das Flores está localizada no grupo Ocidental do arquipélago dos Açores, na zona mais a norte e afastada da costa continental portuguesa. Por essa razão “é menos visitada pelos turistas e é um verdadeiro paraíso na Terra para os amantes da natureza e de quem gosta de caminhar”, diz o European Best Destinantions. “Com os seus muitos rios e cascatas, Flores é o destino perfeito para os amantes de mergulho, observação de cetáceos ou canoagem”, aponta a publicação.

Entre os locais a visitar, a Forbes aconselha as piscinas naturais de Santa Cruz, as praias nas Lajes das Flores e na Fajã Grande, bem como nadar no Poço do Bacalhau e nas cascatas da Ribeira Grande.

Também a aldeia de Sistelo, perto do Parque Nacional Peneda Gerês e a 90 minutos do Porto, é considerada uma das melhores “gemas escondidas na Europa”. Apelidado de “o pequeno Tibete português”, Sistelo é uma das sete maravilhas de Portugal e conta com menos de 300 habitantes

“À semelhança do Vale do Douro, os terrenos verdes de Sistelo foram modelados por mãos humanas: os planaltos são usados para a agricultura”, descreve a Forbes. Algo ainda destacado pela revista são os famosos espigueiros, usados para armazenar grãos a um nível superior ao chão, de forma a que os roedores não lhes cheguem.

“Se gosta de fazer caminhadas na natureza, Sistelo é o destino para si”, aponta o Best Destinations. “Durante a sua estadia, não perca o miradouro de Chã de Armada, que oferece as melhores vistas de Sistelo, e suba a estrada M1289 até Padrão e Porta Cova, para desfrutar de vistas excepcionais da aldeia”.

Outros pontos ainda destacados são as Brandas de Sistelo, um trilho de 11 quilómetros que passa por vários locais naturais da região, sendo que o Castelo de Sistelo também oferece “paisagens excepcionais”, estando classificado como património protegido.

O Ilhéu de Vila Franca do Campo, nos Açores, ao largo da cidade que lhe dá o mesmo nome, é a 10º “pérola escondida” que a Forbes aconselha a visitar. A um quilómetro de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, o ilhéu é “um pequeno paraíso” que outrora já foi um vulcão.

Este ilhéu é a cratera de um antigo vulcão submerso e uma das principais atrações turísticas da ilha de São Miguel, e foi classificado como reserva natural em 1983. Atualmente, a única forma de lá chegar é de barco, onde se fica o dia inteiro a aproveitar a praia dentro da cratera. O Red Bull Cliff Diving World Series já se deslocou a este ilhéu para a apresentação dos saltos desportivos.

As paredes da cratera são revestidas por vegetação criada no meio do Atlântico, sendo que o interior é composto por um lago natural de água salgada. “Águas cristalinas e uma pequena praia esperam por si neste cantinho único do paraíso”, aponta a Forbes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.