[weglot_switcher]

Ford prega a fundo na eletrificação com novo Mustang

Embora todas as versões estejam limitadas a 180 quilómetros por hora, de forma a poupar a bateria, o poder de arranque pode vir a ser inferior a sete segundos, ainda que o modelo GT (previsto para 2021) possa ir dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos. 0
  • Ford Mustang Mach-E
20 Novembro 2019, 07h43

Independência, sem dono e selvagem. Esta é a caracterização de um cavalo mustang, mas também pode ser a personificação do Ford Mustang, criado em 1964 e adaptado a cada década que o veículo viveu.

Associado a um ‘muscle car’ e a agressividade no aspeto e na estrada, o Ford Mustang transformou-se e aderiu à mobilidade elétrica para surpresa de todos os apaixonados do fabricante. O Ford Mustang Mach-E é a estreia da empresa norte-americana na eletricidade, de forma a cumprir as metas prometidas até 2022, tendo como base a plataforma ID.3 da Volkswagen.

Podia ser um carro ligeiro para a estreia no mercado, mas o construtor decidiu entrar em grande e apostar num SUV ligeiro, ou crossover, por ter 1,59 metros de altura. Já se sabe que este novo veículo elétrico, que só entrará no mercado de venda em 2020, vai ser produzido no México.

Quando chegar ao mercado vai ser possível escolher entre duas baterias: autonomia padrão ou autonomia alargada, que são diferentes em todo o seu género. São estas mesmas baterias que vão fazer com que o Mustang elétrico ultrapasse os seus concorrentes, já existentes no mercado, uma vez que a mais pequena está dotada com 75,7 kWh e a alargada conta com 98,7 kWh.

Com uma bateria inferior ao que já existe no mercado, o Mach-E consegue atingir 450 quilómetros de autonomia, enquanto a versão alargada tem uma autonomia na ordem dos 600 quilómetros, sendo estes os melhores valores que atualmente se encontram no mercado de automóveis elétricos. Além da autonomia se destacar dos seus concorrentes, também a cavalagem: a bateria mais pequena aufere de 258 cavalos, enquanto a alargada conta com 337 cavalos.

Embora todas as versões estejam limitadas a 180 quilómetros horários, de forma a poupar a bateria, o poder de arranque pode vir a ser inferior a sete segundos, ainda que o modelo GT (previsto para 2021) possa ir dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos. 0

“O Mustang Mach-E rejeita a noção de que os veículos elétricos são bons apenas para reduzir o consumo de combustíveis fósseis. As pessoas querem um carro que seja emocionante de conduzir, bonito e que se possa adaptar facilmente ao seu estilo de vida – e o Mustang oferece isso tudo com um estilo incomparável”, anunciou o CPO da Ford, Hau Thai-Tang.

Também o interior do primogénito elétrico da Ford vai ser mais tecnológico. Por querer combater com a Tesla, o Mustang oferece um ecrã vertical de 15,5 polegadas, com um painel de instrumentos também totalmente tecnológico de 10,2 polegadas.

Apesar de os preços para Portugal ainda não serem conhecidos, sabe-se que em território alemão vão rondar entre os 47 mil euros e os 62 mil euros, dependendo da versão. Para o território nacional, o preço não deverá variar muito, uma vez que no que trata os veículos elétricos, os preços não são muito diferentes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.