Formação à medida de cada empresa. Católica-Lisbon celebra parceria de sucesso.

Há mais de um quarto de século que a Católica Lisbon School of Business and Economics, desenvolve programas de formação à medida de qualquer empresa. Recentemente, uma das maiores companhias nacionais deu a alguns dos seus colaboradores a oportunidade de aprender e crescer. A aposta foi um sucesso. #JE editors

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A Central de Cervejas já testemunhou muitas mudanças nos seus 84 anos de vida. No sector, nos modos de gestão e na economia nacional. Esta longevidade explica-se com uma adaptação constante às exigências de mercado, muitas vezes implicando alterações na estrutura da organização.

Recentemente, e tendo como objetivo dar novas vantagens competitivas à empresa, procurou junto da Católica um programa de gestão para 24 dos seus colaboradores.

Os programas intraempresa da Católica-Lisbon foram concebidos para proporcionar uma experiência única de formação a colaboradores de empresas, desenvolvendo competências e alterando comportamentos.

São feitos em total colaboração com a organização cliente a fim de preencher necessidades específicas.

Clara Estanqueiro, People Development Manager, da SCC afirma: “As mudanças são muito rápidas e nós andamos todos muitos fechados em nós próprios. A nossa ambição precisa que as nossas pessoas estejam em contacto com coisas novas, e daí nos termos sentado com a Católica para esta cocriação.”

Esta aquisição de novas competências é, para a empresa, a resposta às necessidades de fortalecer a relação com o cliente, com o serviço e a tomada de decisões no contexto interno.

Para garantir o sucesso do programa adaptado, houve três factores determinantes: o envolvimento da Comissão Executiva, a criação de “subject matter experts” para acrescentar matéria ao programa base e a total abertura por parte dos professores da Católica.

Os participantes foram selecionados pela importância dos cargos ocupados.

“Ocupam determinados lugares dentro da empresa, muitos reportando à Comissão Executiva. Foram nomeados pelos seus diretores gerais. Nomeação barra convite, porque há, obviamente, um investimento pessoal dos que participam neste programa. São colegas com grandes talentos e com muito potencial dentro da empresa.”

A metodologia de abordagem, em concordância com ambas as partes, foi o Design Thinking, de modo a estimular o envolvimento dos formandos.

O currículo incluiu exposição, casos práticos de sucesso e fracasso e trabalhos em grupo. As metas eram claras: enriquecimento pessoal e aplicabilidade ao nível laboral.

Durante oito meses o impacto do programa foi-se notando e, muitas vezes, a aprendizagem da Católica era tema de conversa entre colegas.

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