[weglot_switcher]

Fórum para a Competitividade diz que terceiro trimestre “começou fraco” e alerta para incerteza (com áudio)

O organismo liderado por Pedro Ferraz da Costa considera que o sector do turismo terá um papel preponderante no crescimento económico de Portugal até setembro.
2 Agosto 2021, 14h58

O Fórum para a Competitividade considera que o início do terceiro trimestre foi “fraco” e alertou esta segunda-feira para “elevada incerteza” que persiste no crescimento da economia, pelo menos até setembro, por causa do turismo.

Na nota de conjuntura mensal, a entidade refere que o mês de agosto terá “importância capital” e lembra que, no segundo trimestre, o produto interno bruto (PIB) português cresceu 4,9% em cadeia e 15,5% em termos homólogos – em linha com o esperado devido ao desconfinamento – mas ficou 3,5% abaixo do verificado no segundo trimestre de 2019.

Segundo o organismo liderado por Pedro Ferraz da Costa, o sector do turismo costuma nestes três meses “ter um máximo de atividade”. Contudo, em julho houve uma queda generalizada da confiança nos diferentes sectores, bem como uma diminuição da confiança dos consumidores. Apesar de em junho se ter registado uma recuperação quase total das dormidas dos portugueses nos alojamentos turísticos, o mesmo não aconteceu com as dos estrangeiros (-72%).

Ainda assim, o fórum aplaude o processo de vacinação contra a Covid-19 no país. “A chamada quarta vaga iniciou-se mais cedo em Portugal e no Reino Unido (onde atingiu níveis mais elevados), mas também começou a dissipar-se mais cedo aí, desde meados de julho. Tem havido fortes progressos na vacinação em Portugal nas últimas semanas, que conseguiu ultrapassar (em termos de primeira dose) os Estados Unidos, a União Europeia, Espanha e outros países”, pode ler-se no documento, que mantém a previsão de crescimento inalterada.

O Fórum para a Competitividade acredita ainda que é “imperioso” utilizar as conclusões do estudo de Fernando Alexandre sobre a aplicação dos fundos europeus para não repetir os erros do passado na aplicação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e no PT2030.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.