[weglot_switcher]

Fórum para a Competitividade revê em baixa previsão para o PIB de 2020: queda entre 8% e 10%

As restrições que têm sido aplicadas nas últimas semanas estão a ter um impacto em vários indicados, levando a esta revisão em baixa. Para 2021, prevê um crescimento da economia nacional entre 1% e 4%.
3 Dezembro 2020, 09h57

O Fórum para a Competitividade (FC) reviu em baixa a sua previsão para a economia portuguesa este ano, prevendo um recuo entre 8% e 10%. Na sua previsão anterior, previa um recuo entre 7% e 9%.

Esta revisão em baixa deve-se às medidas de confinamento que têm sido aplicadas em Portugal nas últimas semanas. “Os indicadores do 4º trimestre não têm sido favoráveis e as medidas de confinamento aplicadas a partir de Novembro, poderão ainda agravar as condições económicas. Ou seja, há o risco crescente de o 4º trimestre ser pior do que o esperado”, destaca o FC.

“Os dados do 4º trimestre têm piorado, em particular a confiança em todos os sectores, em Novembro. A construção, que se mantinha como exceção à queda, assistiu, em Outubro, a uma forte desaceleração das vendas de cimento e, em Novembro, a uma queda da confiança mais pronunciada do que nas restantes atividades”, sublinha o Fórum.

Para o próximo ano, o FC considera que existem “sinais positivos” devido à proximidade de uma vacina para a Covid-19, mas aponta que também existe “muita incerteza, até pela possibilidade de uma terceira vaga da pandemia”.

“Dado o baixo peso do sector digital (o que terá beneficiado mais com a pandemia) e a elevada proporção do turismo (o mais prejudicado), a economia portuguesa deverá ter uma retoma
mais lenta do que a da UE. A acrescer a isso, a fraca dimensão relativa do estímulo orçamental, devido à ausência de “trabalho de casa” antes da crise, também não ajudará a recuperação. Dada esta dificuldade em recuperar, esperamos um crescimento do PIB entre 1% e 4%”, estima o Fórum.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.