[weglot_switcher]

Fox propõe vender Sky à Disney

A empresa de Rupert Murdoch procura ir ao encontro das posições dos reguladores.
3 Abril 2018, 09h55

A 21st Century Fox sugeriu vender a Sky News à Walt Disney, que anunciou em dezembro a compra de uma parte da multinacional norte-americana, revendo a sua oferta de 11,7 mil milhões de libras (cerca de 13,94 mil milhões de euros) pela emissora britânica Sky.

A empresa do magnata Rupert Murdoch procura ir ao encontro das posições do regulador local, que, no passado mês de janeiro, se opôs publicamente ao negócio por considerar que não cumpre as exigências de interesse público e pode dar excessiva influência no setor ao dono.

Num comunicado enviado à Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA, sigla em Inglês), citado pela imprensa internacional, a Fox refere que a Disney está interessada em comprar a Sky News, independentemente de a sua oferta pela Fox, na ordem dos 52,4 mil milhões de dólares (aproximadamente 42,52 mil milhões de euros), avançar.

A empresa norte-americana de media assegura que a opção iria garantir a independência editorial. “Propusemos um conjunto de soluções que abordam e resolvem todas e quaisquer questões ou preocupações que possam ter sido levantadas pela transação”, explicou Gerson Zweifach, conselheiro geral da Fox, num esclarecimento enviado à Bloomberg por email.

No dia em que a 21st Century Fox fez a proposta de compra da dona do canal britânico Sky News, os títulos da Sky subiram 26,7% para as dez libras (quase 12 euros) em Londres, enquanto os títulos da Fox desceram 0,11% em Wall Street para os 27,99 dólares.

Já a 14 de dezembro, a Walt Disney Company anunciou oficialmente a compra de parte da 21st Century Fox, do magnata Rupert Murdoch, por cerca de 52.400 milhões de dólares (cerca de 44 mil milhões de euros). A transação compreendeu os ativos de entretenimento da Century Fox, nomeadamente o estúdio de cinema 20th Century Fox, a 20th Century Fox Television, os canais por cabo FX e National Geographic, as participações nas emissoras internacionais Sky, Star TV e Hulu, bem como as ligas desportivas regionais dos Estados Unidos da América.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.