[weglot_switcher]

Ministro francês pede mais investimento público à Alemanha

Le Mair sublinhou que o Executivo alemão tem a margem orçamental para investir mais e que tem de o fazer já para demonstrar “solidariedade” para com o resto da Zona Euro, apesar do PIB ter contraído 0,1% no último trimestre.
8 Setembro 2019, 17h18

O governo alemão precisa de fazer mais investimento público. Caso contrário, o futuro da Europa estará em risco.

O alerta foi dado pelo ministro das finanças Bruno Le Mair ao seu homólogo alemão Olaf Scholz, em Itália, no Fórum Ambrosetti, escreve o Financial Times, este domingo.

“A Alemanha tem de investir mais agora para estimular o crescimento da sua economia e da Zona Euro como um todo”, disse o responsável.“A falta de investimento significa a ausência de um futuro e da capacidade de acreditar que é possível um novo futuro”, acrescentou.

Le Mair sublinhou que o executivo alemão tem a margem orçamental para investir mais e que tem de o fazer já para demonstrar “solidariedade” para com o resto da Zona Euro, apesar do PIB ter contraído 0,1% no último trimestre.

O governo alemão já foi pressionado publicamente para aumentar o investimento publico pela Comissão Europeia, tendo resultado na abertura de uma investigação para perceber se teria um desequilíbrio macroeconómico excessivo (positivo), mas a análise foi terminada sem que essa conclusão fosse alcançada.

Também as principais instituições internacionais, como o Fundo Monetário Internacional, têm insistido na necessidade de países com margem orçamental para investir de o fazerem.

O ministro das finanças afirmou que as empresas alemãs reconhecem a necessidade de mais investimento na economia e confessou se que Berlim, juntamente com Paris e Roma, acabarão por mudar de ideias:

“Conheço a Alemanha muito bem. Na primeira jogada, a Alemanha sempre diz  ‘nein’. Depois de a Alemanha entender a importância para a Alemanha e para a Europa, a Alemanha diz “Ja”. E uma vez que a Alemanha dig ‘Ja’, a palavra mantém-se, algo bastante raro na Europa”, rematou.

Nas próximas semanas, o Governo alemão vai começar a discutir o Orçamento para 2020, que irá permitir perceber se Angela Merkel e Olaf Scholz irão manter o equilíbrio das contas ou ceder à pressão cada vez maior a nível internacional.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.